Cotidiano

Cosplayers dão toque especial ao Santos Criativa Festival Geek

Maior evento gratuito de cultura pop do País, o Festival Geek retorna após dois anos de interrupção por conta das restrições da pandemia

Da Reportagem

Publicado em 06/11/2022 às 17:01

Atualizado em 06/11/2022 às 17:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Com pincel para o rosto, delineador, blush, pó facial e outros utensílios de maquiagem, Kelly Rodrigues e Luanna Tavares se transformam. E, ao colocarem peruca e mais algumas peças de roupa, dão vida a Mulher-Maravilha e Arlequina, personagens do universo de super-heróis que estarão presentes na 4ª edição do Santos Criativa Festival Geek, de 11 a 15 de novembro, no Centro Histórico.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Kelly e Luana são cosplayers (pessoas que fazem cosplay). Trata-se de uma abreviação do inglês costume play; costume, traduzido como ‘fantasia’ ou ‘figurino’, e play, interpretado como ‘jogo’ ou ‘dramatização’. Em outras palavras, uma atividade performática em que os participantes representam um personagem, geralmente oriundo de filmes, séries, jogos e história em quadrinhos.

Continua depois da publicidade

Maior evento gratuito de cultura pop do País, o Festival Geek retorna após dois anos de interrupção por conta das restrições da pandemia de covid-19. Haverá campeonatos de games, shows musicais, painéis com figuras do universo nerd, concursos de cosplays, entre outras atrações. E os figurinos que remetem a personagens da cultura pop são, para muitos visitantes, uma exibição à parte, conforme explica Kelly Rodrigues.

“Digo que, se você tem vontade de fazer cosplay, vá em frente. Não há padrão físico, idade ou qualquer impedimento. O cosplay me trouxe interação com crianças, adultos, além de muitas amizades. Isso é maravilhoso e será muito bom poder encontrar muitos amigos após dois anos”, explicou ela que, além das personagens Mulher-Maravilha e Gamora, também trará um cosplay surpresa para a edição deste ano.

Continua depois da publicidade

“Mais do que colocar uma fantasia, cosplay é viver intensamente a personagem. É se identificar com a personalidade dela, interpretando de forma real aquela pessoa”, completou Kelly.

A interação com o público também é valorizada por Luanna Tavares. Já reconhecida em eventos geek como Arlequina, personagem inimiga do super-herói Batman, ela não vê a hora de retornar ao festival santista.

“Entrei para esse mundo do cosplay a convite da Kelly, em 2019. Venho aprimorando cada vez mais minha fantasia de Arlequina e todos já me conhecem por conta dela. E esse contato com o público, onde muitos fazem questão de fazer fotos com você, é muito gratificante”, salientou Luanna, lembrando ainda do crescimento do evento em Santos.

Continua depois da publicidade

“Lembro que vim apenas como visitante na primeira edição. Percebi que o Festival Geek melhorou a cada ano e desta vez estará com uma excelente estrutura, ainda maior e melhor. Somos apaixonadas pelo evento e ele já está no nosso calendário de trabalhos (risos)”, completou ela que, assim como Kelly, transformou o hobby de cosplay em um ‘segundo emprego’, com participações em diversos eventos.

As atrações do 4º Santos Criativa Festival Geek estarão espalhadas Centro Histórico, em pontos como Arcos do Valongo, Casa da Frontaria Azulejada, Teatro Guarany, Beco e outros lugares. A expectativa deste ano é de superar o público da última edição, em 2019, que reuniu cerca de 75 mil pessoas. Confira mais informações em  @festivalgeek no Instagram.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software