Os tapetes coloridos são feitos por jovens na avenida Rui Barbosa, onde passa a procissão, em Itanhaém / Luiz Carlos da Silva/Divulgação
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (30) é celebrado o dia de Corpus Christi, uma solenidade realizada pela igreja católica. Em Itanhaém, este ano, a programação acontece durante todo o dia, com o tradicional tapete confeccionado na avenida Rui Barbosa, a partir da Igreja Nossa Senhora da Conceição em direção ao centro. E às 16 horas, a procissão sairá em frente à Igreja Matriz, no centro.
Este ano, as paróquias Nossa Senhora do Sion, Nossa Senhora da Conceição e a de Santa Terezinha vão se unir para fazer a programação do Corpus Christi.
Continua depois da publicidade
O padre Gleyson Quirino de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, fala sobre o real significado do Corpus Christi.
“A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo ou Corpus Christi, como é conhecido, é uma solenidade que acontece na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. Toda a Igreja é chamada a adorar a Jesus Eucarístico e reconhecer a sua presença viva e real por meio do pão e do vinho – o seu corpo e o seu sangue”, explica.
Continua depois da publicidade
Diz ainda “é o momento em que nós expressamos a nossa fé pública e acreditamos que Jesus está vivo e real por meio do pão e do vinho, como o seu corpo e o seu sangue”, frisa.
O pároco afirma que a celebração da data já é uma tradição com a confecção dos tapetes, a procissão e toda a beleza cultural e litúrgica desse dia.
Este ano, segundo o padre Gleyson, também é comemorado o centenário da Diocese de Santos. Ela foi criada em 1924, sendo um ano jubilar que vai até o mês de julho.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, de 27 a 30 de maio, a Diocese promove a Semana Eucarística Diocesana. O tema da Semana é “Um só coração e uma só alma: Eucaristia, Sacramento da Unidade, fazei-nos missionários da fraternidade”.
Em toda a região da Baixada Santista, de Peruíbe a Bertioga, haverá algumas atividades como formação, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santas Missas nas paróquias da Diocese.
Nesta quinta-feira, a partir das 6 horas, começa a confecção dos tapetes, a partir da igreja Nossa Senhora da Conceição, na avenida Rui Barbosa, até a Praça Narciso de Andrade, no centro, e deve terminar por voltas das 15 horas.
Continua depois da publicidade
Às 16 horas está programada a Adoração, no palco da Praça, em frente à Igreja Matriz, no centro. E, em seguida, sairá a procissão até a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Ao chegar na igreja haverá a benção do Santíssimo e a Santa Missa.
Ainda na quinta-feira, também será realizada uma missa às 8 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Os tapetes, que já são tradicionais na Cidade, geralmente, são confeccionados por jovens, estudantes e voluntários.
Continua depois da publicidade
Quem quiser colaborar pode levar os materiais, como pó de café usado e seco, casca de ovo lavada e seca, pó xadrez, cal, areia de aquário, serragem, tampinhas, papel laminado biodegradável e outros, na Igreja Nossa Senhora da Conceição ou nas secretarias.
A solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi, celebrada em Portugal e no Brasil, é uma comemoração litúrgica da Igreja Católica que ocorre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que foi no dia 26 deste mês.
Para os católicos, a procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico, sendo providenciada pelo bispo diocesano para testemunhar a adoração e a veneração com a Santíssima Eucaristia, na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
Continua depois da publicidade
A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo...isto é o meu sangue...fazei isto em memória de mim”.
Corpus Christi é um feriado facultativo no Brasil e comemorado 60 dias após a Páscoa. É uma tradição nas cidades históricas brasileiras ornamentar as ruas por onde passa a procissão, com os tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa. Eles são feitos com diversos materiais por jovens e devotos voluntários.
Continua depois da publicidade