Continua depois da publicidade
A Coreia do Sul concordou nesta terça-feira em manter negociações com a Coreia do Norte sobre retomar viagens turísticas para o Monte Kumgang, localizado em território de Pyongyang.
Entretanto, Seul pediu que as discussões ocorressem no dia 25 de setembro em reposta a proposta do Norte, que havia oferecido um encontro na próxima semana.
O Ministério de Unificação da Coreia do Sul disse que os dois lados devem tomar uma "abordagem cautelosa" sobre o tema ao mesmo tempo em que se concentram sobre retomar o programa de reunião de famílias separadas.
O Monte Kumgang foi o primeiro grande projeto de cooperação intercoreana e milhares sul-coreanos visitaram o local entre 1998 e 2008.
Seul suspendeu os passeios - uma importante fonte de renda para o Norte - depois de um soldado norte-coreano matar, em 2008, uma turista do Sul. A mulher havia entrado em uma área restrita e foi baleada.
Em resposta, o Norte cancelou um contrato com a operadora das atividades turísticas no local - a empresa Hyundai Asan, de Seul - e apreendeu os bens da companhia.
No domingo, a Coreia do Norte propôs a realização de uma reunião sobre o local, alegando que poderia discutir a segurança dos turistas e a questão das propriedades apreendidas.
Continua depois da publicidade