Cotidiano

Convento Nossa Senhora da Conceição ganha iluminação especial em Itanhaém

Objetivo é contribuir com a preservação do Convento, um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade

Nayara Martins

Publicado em 15/12/2024 às 15:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Convento Nossa Senhora da Conceição está com nova iluminação com projetores de LED, em Itanhaém / Nicolas Schukkel/PMI

Continua depois da publicidade

O Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém, ganhou uma nova iluminação por meio do programa de Iluminação Cultural, na noite da terça-feira (10). Na abertura do evento, o público pode assistir a uma dança indígena, da aldeia Awa Porungawa Djú, homenagem à mãe Laura e outras apresentações, no teatro Eva Wilma. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O programa de Iluminação Cultural é desenvolvido pelo Instituto Neoenergia em parceria com a prefeitura de Itanhaém e a Diocese de Santos. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'A saúde é a nossa principal prioridade', garante prefeito Tiago Cervantes

• Devotos e moradores celebram a padroeira de Itanhaém, no Litoral de SP

• Câmara aprova novas leis sobre zoneamento urbano em Itanhaém

O prefeito de Itanhaém Tiago Cervantes afirma que o programa tem uma importância significativa para o município. “Eles tiveram um olhar para Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil. Essa iluminação vai dar uma nova vida ao Convento, o patrimônio mais importante da cidade”, destaca.

Cita sobre a valorização do monumento histórico e do trabalho feito com os alunos das escolas públicas. “Foi um trabalho realizado em parceria com a Secretaria da Educação. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o equipamento e a história e isso faz com que as pessoas se sintam pertencentes ao município”. 

Continua depois da publicidade

O diretor municipal de Cultura, Tony Sheen, também falou sobre a importância do programa de iluminação cultural. “O processo envolveu a educação patrimonial e, ainda, uma discussão ampla com a comunidade sobre o que é patrimônio e a nossa história. O mais importante é a valorização do patrimônio histórico”, salienta. 

Além de toda a discussão sobre o patrimônio material e imaterial, houve ainda a questão da vegetação ao redor do Convento, sendo respeitados a sua fauna e flora. 

A diretora presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, destaca a iniciativa. “Valorizar o legado histórico de edificações emblemáticas de nosso país, apoiar o desenvolvimento econômico, fortalecer o turismo sustentável, além de engajar a comunidade com atividades de educação patrimonial são os nossos principais objetivos”, frisa. 

Continua depois da publicidade

Ela explica que a cidade de Itanhaém foi escolhida por sua importância histórica e para ajudar a valorizar e preservar a história do Convento.

O bispo Dom Tarcísio Scaramussa, da Diocese de Santos, reconhece a importância do programa para a comunidade local. 

Ele esclarece que há um convênio de cooperação técnica firmado com a Sociedade Visconde de São Leopoldo para serem adotadas ações de preservação e cooperação. A intenção é desenvolver programas de recuperação na Igreja Matriz e no Convento na Cidade. E ainda a parceria feita com a prefeitura de Itanhaém e a irmandade Nossa Senhora da Conceição.     

Continua depois da publicidade

O programa contou com a participação de 13 escolas da rede municipal e de 300 estudantes e professores. Foi desenvolvido em três eixos – ação de educação patrimonial, intervenção cultural e o projeto luminotécnico. O monumento histórico recebeu o novo projeto luminotécnico composto por projetores de LED de alta performance e baixo consumo de energia, capaz de gerar uma economia de até 60% na iluminação.      

Visitas monitoradas 

Tiago Cervantes revela ainda que, em parceria com a Diocese, a partir de janeiro, vão começar as visitas monitoradas na área em que está liberada no Convento. “As intervenções no equipamento continuam e temos a obrigação de que o local esteja à disposição da sociedade o mais rápido possível”.

A Diocese de Santos afirma que o convento não está aberto ao público no momento, mas já existe uma proposta para a reabertura monitorada no local, a partir de janeiro, de quinta a domingo, no horário das 8 às 18 horas. 

Continua depois da publicidade

As visitas serão monitoradas por estagiários oferecidos pela prefeitura de Itanhaém. Será firmado um contrato entre a prefeitura e a Diocese de Santos.     

Patrimônio

O Convento Nossa Senhora da Conceição é um dos principais monumentos históricos de Itanhaém e templo de devoção e fé há mais de 400 anos. Localizado no alto do Morro do Itaguaçu, no centro histórico de Itanhaém, sua construção é no estilo colonial barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639. Está entre as primeiras igrejas construídas no País. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software