Cotidiano

Convênio com Ministério da Pesca busca gestão compartilhada de terminal

Projeto prevê, na área do Terminal Pesqueiro, construção de edifício de aproximadamente 1.200 m² para alojamento e treinamento do pescador.

Publicado em 05/09/2013 às 13:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Um convênio entre prefeitura e Ministério da Pesca e Aquicultura deverá ser firmado em 30 dias com vistas à gestão compartilhada do novo Terminal Pesqueiro Público de Santos, ao lado da travessia de balsas, na Ponta da Praia.
A novidade foi anunciada na última quarta-feira (4) pelo ministro da pasta, senador Marcelo Crivella, que esteve no salão nobre da prefeitura durante entrega das primeiras 50 novas carteiras de identificação de pescadores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O termo de intenção da parceria foi entregue a Crivella pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na presença de autoridades regionais, estaduais e federais e de órgãos do setor. “A cidade, os pescadores e o Brasil vão ganhar muito, pois trata-se de um projeto maravilhoso. Passará por consultoria jurídica e faremos audiências públicas para aprimorar o projeto e iniciar as obras”, disse o ministro.

Continua depois da publicidade

Em área de 5.900m² serão instalados Rua do Peixe, Mercado de Peixe, restaurantes e deck de observação

O projeto de revitalização do terminal foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano com o sentido de colocar o setor pesqueiro em condição de excelência no Estado e referência no país, dentro de parâmetros de sustentabilidade. Em área de 30 mil m², está prevista a construção de complexo com alojamento e espaços para qualificação do pescador; restaurantes; fábrica de gelo; área de exposições; estacionamento, além do Mercado de Peixe e a Rua do Peixe, que serão transferidos ao local. “Encaminhamos minuta para formalizar a parceria. A intenção é melhorar a infraestrutura aos pescadores e construir novos equipamentos voltados à pesca o e ao turismo”, disse o prefeito.

Continua depois da publicidade

O que prevê o projeto:

- Na área do Terminal Pesqueiro será construído edifício de aproximadamente 1.200 m² para alojamento e treinamento do pescador;

- Em área de 5.900m² serão instalados Rua do Peixe, Mercado de Peixe, restaurantes e deck de observação;

Continua depois da publicidade

- Haverá praça com passarelas cobertas para integração do complexo, além de estacionamento e paisagismo;

- Transformar em museu o Navio Professor Besnard.

Pescadores recebem novas carteiras de identificação

Continua depois da publicidade

Iniciando em Santos a distribuição das novas carteiras de identificação dos pescadores pela importância da cidade para a pesca no Brasil, o ministro explicou que a substituição do documento antigo integra estratégia do Ministério para coibir fraudes e garantir que apenas verdadeiros pescadores tenham acesso aos benefícios sociais oferecidos, como o Seguro Defeso, pago nos períodos de proibição da pesca. “Mês passado foram suspensos 81 mil registros no país”, disse ele.

A nova carteira é semelhante a um cartão de crédito e não precisa de renovação anual. Adriano da Silva, 31 anos, foi um dos que receberam o documento. “É importante para que possamos nos identificar melhor diante das autoridades e receber os benefícios. Estamos mais valorizados”.

Outra pescadora, Izaura Bilro, 57 e há 27 no ramo, concorda: “Teremos nossos auxílios garantidos”. O evento integrou a Semana do Peixe, aberta segunda-feira em Brasília para incentivar o consumo de pescado no país.

Continua depois da publicidade

Fotos: Isabela Carrari

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software