Cotidiano

Conta de luz deve ficar mais cara a partir de sexta-feira

Reajuste de 24,81% será cobrado dos consumidores de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Vicente de Carvalho

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/10/2015 às 18:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Se você acha que a conta de luz já está cara, então se prepare. O valor da energia deve ter um acréscimo de 24,81% a partir desta sexta-feira, dia 23, para quem é atendido pela concessionária de energia elétrica CPFL Piratininga.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O reajuste foi definido na última terça-feira, dia 20, em Brasília, após reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A conta mais cara atingirá os consumidores residenciais. Mas para os donos de indústrias, o aumento é um pouco menor: 16,6%.

Na Baixada Santista, a CPFL Piratininga atende em Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e o distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Continua depois da publicidade

Para as residências, o reajuste foi de 24,81%; para as indústrias, 16,6% (Foto: Arquivo/DL)

Diversos fatores pesaram na definição do aumento. O maior importante foi o fato de cerca de 20% da energia que a CPFL entrega aos clientes na Baixada Santista ser gerada na Usina Hidrelétrica de Itaipu, que fica na fronteira entre o Brasil e o Paraguai e cobra em dólar tudo o que fornece.

Como o preço da moeda norte-americana chegou a atingir a cotação recorde de R$ 4, o que Itaipu entrega passou a ficar mais caro e a empresa repassará isso aos clientes.

Continua depois da publicidade

Este é o segundo aumento em 2015 na fatura da CPFL. Em março, o reajuste autorizado pela Aneel à clientela da empresa foi de 29,2%. Também houve a adoção das bandeiras tarifárias desde janeiro, o que tornou a energia ainda mais cara no País.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software