10 de Outubro de 2024 • 01:22
Comerciantes projetam 2% de crescimento nas vendas / Freepik
Os consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira já estão se organizando para o Dia das Crianças, planejando gastar, em média, R$ 200 em presentes. É o que aponta a pesquisa de expectativa promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), realizada entre os dias 9 e 20 de setembro com 200 empresários e moradores das cidades da região.
Entre os entrevistados, a maioria (47%) programa gastar de R$ 100 a R$ 200, enquanto outra parcela da população (29%) está disposta a desembolsar entre R$ 200 e R$ 300 para presentear nesta data. Uma parte menor (16%) pretende ir atrás de lembrancinhas ou pequenos mimos, com um orçamento de até R$ 100. Apenas 8% pretende ultrapassar o valor de R$ 400.
Em relação aos tipos de presentes, a preferência é clara: os brinquedos estão no topo da lista, sendo a preferência de 82% dos consumidores. Roupas também aparecem com destaque (65%), seguidas de calçados (61%). Foram mencionados, ainda, artigos eletrônicos, como celulares, tablets e videogames (42%), artigos de informática (39%) e artigos esportivos (22%). Livros e perfumaria pontuaram abaixo de 1%. Nesta parte da pesquisa, os compradores puderam selecionar mais de uma opção.
Quando perguntados sobre o que mais atrai na hora de escolher a loja, o grande fator decisivo é o preço: 91% priorizam promoções e descontos. No entanto, a oferta de produtos novos ou diferenciados é um quesito muito valorizado (37%), assim como o bom atendimento, que é essencial para 35% dos entrevistados. Nesta seção, também foi possível optar por mais de uma resposta.
O cartão de crédito será a principal escolha da maioria (68%), mas o pagamento permanece na realidade do cliente regional: 17% optará pelo cartão de débito, 11% pelo Pix e 4% pelo dinheiro.
Por fim, a pesquisa indicou que a preferência dos consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira é por lojas físicas (55%). Uma quantidade menor, de 43%, optará por adquirir os presentes on-line. Já outros 2% se mostraram indiferentes quanto ao local de compra.
O levantamento ouviu empresários da região sobre suas expectativas para o Dia das Crianças e revelou uma perspectiva de crescimento nas vendas de 2% em comparação ao ano anterior. Essa é a previsão de 75% dos entrevistados. Já os demais 25% se dividem entre aqueles que acreditam que o nível das vendas se manterá estável (19%) e os que se preparam para uma possível queda no faturamento (6%).
O levantamento também destacou uma crescente no investimento dos comerciantes em ações de marketing e estratégias especiais para alavancar as vendas em datas comemorativas.
Segundo a pesquisa, 76% dos lojistas pretendem oferecer novos produtos para atender à demanda dos consumidores. Além disso, 50% dos empresários estão apostando em promoções, 41% planejam decorar vitrines e lojas de forma especial, 31% pretendem investir em divulgação em mídias digitais, e 28% mencionaram o treinamento de seus funcionários como uma estratégia importante. Nesta parte do questionário, os participantes puderam escolher mais de uma alternativa.
"O Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para o comércio local. Embora os empresários estejam cautelosos, o otimismo é palpável. Mais do que isso, eles estão se preparando cuidadosamente para aproveitar ao máximo essa data, com foco em atrair os consumidores e aumentar o volume de vendas", afirma Omar Abdul Assaf, presidente do Sincomércio-BSVR.
Cotidiano
Cidade do litoral de SP recebe festival de cinema feito por mulheres
Festival Ilhabela Sevens de Rugby acontece neste fim de semana no Litoral de SP
Cidade do litoral de SP tem festival em homenagem aos 116 anos da imigração japonesa
Diário Mais
As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem
Diário Mais
Com um peso impressionante de 1 kg, o lanche já pode ser encontrado na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente