Cotidiano
Segundo pesquisa do Sebrae-SP, movimento no comércio para o feriado deve beneficiar 187 mil negócios de pequeno porte no Estado de São Paulo
Os itens que tendem a ser os mais comprados de pequenos negócios são ovos de Páscoa / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A Páscoa de 2024 promete ser melhor para os pequenos negócios do que a do ano passado. De acordo com pesquisa do Sebrae-SP, o consumidor deve desembolsar, em média, R$ 248 com compras, o que representa um aumento real nos gastos de 22,1%.
Cerca de 187 mil micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) devem se beneficiar com o movimento no comércio.
Continua depois da publicidade
Confeiteira de Santos faz sucesso com ovos de Páscoa sem açúcar para bebês
Segundo o levantamento, as pessoas pretendem comprar, em média, de dois a quatro presentes em lojas de pequeno porte, sendo 42 mil micro e pequenas empresas e 145 mil MEIs.
Continua depois da publicidade
Os itens que tendem a ser os mais comprados de pequenos negócios são ovos de Páscoa, citados por 71% dos consumidores e chocolates, mencionados por 62% deles.
Os consumidores de pequenos negócios buscam principalmente os chocolates artesanais (38%), recheados (20%) e os produzidos com ingredientes de melhor qualidade (15%).
Os principais critérios para definir a compra para a Páscoa em pequenos negócios são a qualidade do produto, atributo considerado por 47% dos entrevistados e o preço, na opinião de 39%.
Continua depois da publicidade
Entre os segmentos com MEIs potencialmente beneficiados estão minimercados, mercearias e armazéns (48 mil MEIs), padarias com predominância de produção própria (41 mil MEIs), padarias com predominância de revenda (13,7 mil MEIs), varejo de doces, balas e bombons (5 mil MEIs) e fabricação de derivados do cacau e chocolates (3,4 mil MEIs).
Na hora da compra, 53% dos consumidores pretendem fazer as compras para a Páscoa de forma totalmente presencial; 6% afirmam que vão comprar apenas pela internet.
A forma preferida de pagamento será o cartão de crédito, opção manifestada por 62% dos entrevistados. O PIX aparece em segundo lugar, com 55% da preferência, seguido do cartão de débito (40%), dinheiro (22%), transferência bancária (5%) e boleto bancário (1%).
Continua depois da publicidade
A pesquisa "Páscoa e pequenos negócios" foi elaborada a partir de duas sondagens. A sondagem com consumidores, pessoas físicas, foi realizada por e-mail entre 20 e 26 de fevereiro.
A segunda sondagem, com a opinião dos empreendedores, foi feita por telefone. Essa sondagem é um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Seade.
Continua depois da publicidade