Cotidiano

Construção de nova escola na Vila Nova, em Santos, está na fase de fundação

Os serviços começaram com a limpeza vegetal do terreno e retirada de entulhos de edificações anteriores

Da Reportagem

Publicado em 23/11/2023 às 21:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nova UME Irmã Maria Dolores terá mais que o dobro de vagas / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Mais uma escola confortável e moderna está sendo erguida em Santos para proporcionar ensino de qualidade em período integral. Trata-se da nova UME Irmã Maria Dolores, na Rua Bittencourt, 316, na Vila Nova, que vai oferecer 174 vagas aos alunos do bairro, mais que o dobro das 83 vagas existentes atualmente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vereador aprova reforma em UME, Suman em Brasília e outros destaques

• Em Cubatão, UME Padre José de Anchieta tem vagas para Educação de Jovens e Adultos

• Obras da nova unidade da UME Estado de Alagoas começam nesta segunda

A construção da nova unidade está na fase de fundação radier, um tipo de laje de concreto armado que distribui o peso da edificação uniformemente por todo o terreno, de acordo com o engenheiro Eduardo Aguiar Mendes, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), que gerencia a obra que começou em setembro e tem prazo de conclusão de 12 meses. 

Com o novo edifício de 1.800m² os alunos da escola municipal, do Berçário I ao Maternal I (até 3 anos de idade), ganharão área ampla, espaços para atendimento e lazer, acessibilidade e todos os funcionários terão condições adequadas de trabalho.

Continua depois da publicidade

Os serviços começaram com a limpeza vegetal do terreno e retirada de entulhos de edificações anteriores. Foi executada a montagem do canteiro de obras com a colocação da placa da obra e a escavação para a fundação.

Ainda de acordo com o engenheiro, após a escavação foi executada uma base resistente composta por camadas de rachão e lastro de brita, compactadas, que receberá a laje radier. “Atualmente os operários trabalham na dobra de ferragem para montagem das formas e posterior concretagem do radier”, explicou Eduardo.

Na nova escola são investidos R$ 8.066.910,42, recursos do Município, por meio da Secretaria de Educação. Os serviços são executados pela Ponto Forte Construções e Empreendimentos, empresa vencedora da licitação.

Continua depois da publicidade

NOVE SALAS DE AULA

A escola terá nove salas de aula para berçário e maternal com banho e troca integrado, mais sala de amamentação e lactário. A unidade escolar contará com refeitório, cozinha e copa; playground, pátio coberto, solário, brinquedoteca e ateliê.

O projeto, de autoria da Prodesan, prevê acessibilidade por meio de elevador e sanitários femininos e masculinos para pessoas com deficiência, entre outros itens; a escola contará ainda com salas para direção e orientação, entre outros espaços administrativos.

Continua depois da publicidade

OBRA NÃO INTERFERE NA VIDA ESCOLAR

A construção da nova unidade de ensino não causa transtornos nas atividades escolares dos alunos da UME Irmã Dolores. Isto porque a escola está sendo erguida em outro endereço. Enquanto isso, os alunos continuam tendo aulas na atual sede, espaço alugado na Praça Iguatemy Martins, nº 124.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software