Cotidiano
A informação foi passada nesta terça-feira (30) pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante o Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável da Baixada Santist
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Mais um importante investimento irá contribuir para os deslocamentos dos moradores de Santos e região. Até o final do ano, deverá ser realizada a pré-qualificação das empresas para a concorrência pública da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que interligará o futuro terminal Conselheiro Nébias (primeiro trecho) até a região central da cidade, no Valongo.
A informação foi passada nesta terça-feira (30) pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante o Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável da Baixada Santista, promovido pela prefeitura e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), na Associação Comercial de Santos. “No final de outubro vamos começar as audiências públicas, o que deve durar entre 45 e 60 dias. Nossa estimativa é lançar a pré-qualificação até o final do ano e a licitação no primeiro trimestre do ano que vem”.
De acordo com o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, o primeiro trecho de 11 km entre Barreiros (São Vicente) e o Terminal Porto (Santos) está 70% concluído, com início de operação comercial estimado para março de 2015. “Estamos prevendo no primeiro trecho realizar cinco viagens hora por sentido, com intervalo de 10 minutos e meio. Até o final de 2016, com o trecho até o Valongo, serão 11 viagens hora/sentido, com intervalo de 3,5 a 7 minutos”, disse Lopes, lembrando que o VLT estará integrado com o transporte coletivo e sistema cicloviário das duas cidades.
A expansão do VLT até o Valongo, inicialmente prevista pela avenida Conselheiro Nébias, teve o traçado alterado por sugestão da Prefeitura de Santos. “O projeto do VLT nesta segunda fase, além de contribuir para a mobilidade urbana, será determinante para a requalificação do entorno do Mercado Municipal”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
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Integração
O chefe do Executivo santista também lembrou os investimentos do município para incentivo ao transporte coletivo, uso das bicicletas e diversificação de modais, além dos projetos para novos acessos na entrada da cidade e os túneis ligando a cidade ao Guarujá e a São Vicente.
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“A Baixada Santista vive um momento de pujança econômica e precisamos preparar a região para o futuro, para preservarmos o nosso maior patrimônio que é a qualidade de vida”, disse Paulo Alexandre, lembrando a criação do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista, lançado recentemente pela Agem, que prevê ações a serem adotadas até 2030.
Traçado VLT - 2ª fase
Ruas Campos Mello, Dr. Cochrane e João Pessoa, avenida São Leopoldo, ruas São Bento, Visconde do Embaré, Amador Bueno, Constituição e Luiz de Camões e avenida Conselheiro Nébias até a Francisco Glicério. Extensão de 8 km.
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