Cotidiano
Quem fez o vídeo foi a Produtora de Eventos, Emanoela Tavares, que disse que é normal encontrar com elas em sua residência
De acordo com a bióloga, Lígia Amorim, que trabalha no Butantan, a cobra filmada é inofensiva / Márcio Ribeiro
Continua depois da publicidade
Uma Caninana (Spilotes pullatus) foi filmada rastejando tranquilamente no alto de uma casa em Peruíbe, no bairro Guaraú. Na oportunidade, ela andou por um bambu e também entre as madeiras de um telhado.
Quem fez o vídeo foi a Produtora de Eventos, Emanoela Tavares, que disse que é normal encontrar com elas em sua residência, já que mora ao lado da restinga, manguezal e praia.
Continua depois da publicidade
"Elas sempre aparecem e ficam por aqui, pois o quintal é bem rico. Aqui vem muitos pássaros, lagartos e até os caranguejos entram em casa. A mãe da cobra que está (ou estava) aqui deve ter aproximadamente 1 metro e 80 por aí. Eu tenho um 1,73 e eu vi que ela é maior que eu", disse ela.
De acordo com a bióloga, Lígia Amorim, que trabalha no Butantan, a cobra filmada é inofensiva, apesar de ser grande, pois pode chegar a quase dois metros e atinge com facilidade o comprimento de um metro e oitenta. A especialista disse que a Caninana se alimenta de pequenos roedores, aves e que ela é arborícola, por isso a maioria dos registros feitos desta espécie mostram ela no alto.
Continua depois da publicidade
"A parte da cauda dela é bem grande justamente para poder auxiliar "nas andadas" nas árvores. Ela é do tipo imponente, muita gente tem medo porque acha que é venenosa, justamente porque ela dá botes, infla o pescoço, mas você vê que o comportamento é defensivo, para se parecer maior e intimidar o predador. Acho um bicho incrível! "
A caninana (Spilotes pullatus) possui tons de cores que mesclam o preto e o amarelo e passa a impressão de ser um bicho perigoso, mas é um bicho inofensivo e não peçonhento. Considerada uma serpente muito ágil, é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas e é mais ativa durante o dia. Ela também pode ser vista em outros países das Américas do Sul, Central e do Norte.