Cotidiano

Congresso internacional de imunologia acontece no Guarujá

Evento terá os principais pesquisadores da área sobre temas que impactam a saúde da população. Prêmio Nobel 2011 de Medicina fará a abertura

Publicado em 23/10/2015 às 13:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O 40º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI)  será realizado no Guarujá, em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de outubro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Serão apresentados resultados das principais pesquisas sobre dengue, doença de Chagas, Aids e câncer, entre outros. Estudos em inflamação e técnicas de pesquisa na área da Saúde também estarão em debate. A conferência de abertura será feita por Jules Hoffmann, vencedor do prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 2011. Ele falará sobre a pesquisa de imunidade inata em moscas-da-fruta e sua aplicação no estudo do sistema imunológico humano - tema que lhe rendeu a premiação.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Consumidores querem fugir das dívidas nas compras do Natal

• Secretário quer cidades da Baixada com câmeras de segurança integradas

• Cetesb emitirá termo para EIA/RIMA do aeroporto em Guarujá

Ao todo serão 71 pesquisadores de 10 países durante 5 dias de evento, mais pré-curso. Além disso, será um evento especial também para a organização científica, pois marca os 40 anos de reuniões da SBI. A coordenação é de Dario Zamboni, professor associado da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Entre os palestrantes está Russell Vance, professor da Universidade da Califórnia, que estuda as interações entre bactérias e sistema imunológico. O evento também traz Ricardo Gazzinelli, pesquisador da Fiocruz e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (INCTV), que investiga a produção de vacinas para doenças parasitárias negligenciadas como leishmaniose, malária e doença de Chagas.

Continua depois da publicidade

Outra presença é a da indiana Thirumala-Devi Kanneganti, pesquisadora do St. Jude Children's Research Hospital na cidade norte-americana de Memphis, no Tenessee. Ela descobriu uma proteína que, se presente na microbiota intestinal, atua na proteção contra o câncer de cólon.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software