A maioria dessas praias pode ser acessada apenas de barco / Reprodução/ YouTube Você Já Foi Pra Lá?
Continua depois da publicidade
Que Paraty, no Rio de Janeiro, é uma das cidades históricas mais bonitas do Brasil, não dá para negar. Mas as suas praias são consideradas uma beleza à parte, principalmente por serem pouco conhecidas.
A poucos metros do lindo centro histórico tombado pelo IPHAN ficam algumas das faixas de areia mais cenográficas do litoral fluminense, bem no limite de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A pouco mais de 40 km da cidade de Cunha, no interior paulista, a baía de Paraty conta com aproximadamente 60 praias.
A maioria dessas praias pode ser acessada apenas de barco, sendo um ótimo destino para quem procura lugares isolados.
Continua depois da publicidade
Com essa grande quantidade de praias, fica difícil saber qual visitar primeiro. Sendo assim, a Reportagem do Diário do Litoral listou algumas das mais paradisíacas para que você possa aproveitar este verão.
Localizada na última enseada de Paraty, esta praia isolada é acessada apenas por barcos.
Na praia ainda há uma trilha curta e de fácil acesso até a Cachoeira da Praia Grande, onde o visitante encontra poços para banho, em meio à mata fechada.
Continua depois da publicidade
O ideal é chegar pouco antes do meio-dia, que é quando as piscinas naturais recebem a luz solar que esquentam suas águas frias.
Apesar dessa praia geralmente lotar de escunas aos finais de semana ou feriados prolongados, essa pequena faixa de areia tem águas claras e tranquilas, perfeitas para banho.
Com aproximadamente 50 metros de extensão, a praia da Lula tem acesso apenas de barco e fica a 4 km de Paraty.
Continua depois da publicidade
Atrás dela, em meio à mata nativa, o banhista pode encontrar também uma área de pedras com bicas de água doce e local para prática de snorkeling.
Localizada a 10 km do centro histórico de Paraty, essa é outra enseada com águas tranquilas e transparentes.
O local que já foi porto de escravizados africanos abriga uma igreja da segunda metade do século 18 e ruínas de casarões antigos.
Continua depois da publicidade
Este local pode ser acessado tanto por barco quanto pela estrada e serve como ponto de partida para outras atrações de Paraty, como o Saco do Mamanguá.
Considerado o único fiorde tropical do mundo, este canal tranquilo se estende por 8 km até uma área de manguezal, cujas margens veem crescer uma sequência de construções luxuosas que se escondem na Mata Atlântica.
Com 2 km de largura e mais de 30 pequenas praias exclusivas que podem ser acessadas por barco ou trilha, o Saco do Mamanguá é considerado um braço de mar.
Continua depois da publicidade
Entre os principais destaques, está a Trilha do Pico do Pão de Açúcar, que dá acesso até o cume, onde está uma das vistas mais belas da região.
A trilha que possui uma dificuldade razoável de inclinação acentuada costuma ser feita em 1h30 e tem início em Paraty-Mirim.
Um dos locais mais exclusivos e tranquilos de toda a região, com acesso apenas de barco, a Ilha da Cotia costuma ser procurada por veleiros, que utilizam este destino da Enseada de Paraty-Mirim para pernoitar devido à proteção do continente e da Ilha do Algodão.
Continua depois da publicidade
Localizada paralela ao Saco do Mamanguá, esta ilha abriga duas praias em suas extremidades, que podem ser acessadas por uma trilha curta que dá acesso a uma minúscula faixa de areia com piscinas naturais entre as rochas.
Localizada no Saco da Velha, entre o continente e a Ilha do Algodão, essa enseada tem águas calmas e transparentes, perfeitas para a prática de snorkeling, na Baía da Preguiça.
Acessada apenas por barco, a Lagoa Azul possui rochas, em meio à Mata Atlântica, formando piscinas naturais onde alguns cardumes podem ser avistados.
Continua depois da publicidade
Localizada a 45 minutos de Paraty e a 20 km ao norte da Baía, essa ilha abriga duas praias interligadas por uma trilha curta.
Voltada para o continente, a Praia do Sul conta com dois bares e abriga a Pedra da Canduga.
Enquanto isso, a Praia do Norte fica em uma enseada, onde as embarcações geralmente passam a noite.
Nessa ilha, o grande destaque são as piscinas naturais, perfeitas para viagens com crianças.