Cotidiano

Conferência da Juventude elege delegados e define estratégias

O encontro contou com a presença da chefe do Executivo e autoridades da Região

Publicado em 15/09/2015 às 15:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Para discutir os direitos do Estatuto da Juventude, a 3ª Conferência Municipal de Juventude foi realizada, no último dia 31 de agosto, no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Capitão Dante Sinópoli, na Vila Áurea. O encontro elegeu os 23 novos delegados (ver tabela) e discutiu as propostas que serão levadas às etapas estadual e nacional.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Assessoria de Políticas Públicas da Juventude, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude. A meta é atualizar a agenda dos jovens para o desenvolvimento do Município, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.

Continua depois da publicidade

Com a ótica As várias formas de mudar o Brasil, a conferência teve o objetivo de analisar o que tem sido feito na Cidade em prol do Estatuto da Juventude e propôs novos projetos sobre o tema. Os direitos dos jovens foram discutidos pelas cerca de 300 pessoas que compareceram ao evento, que contou também com a presença da chefe do Executivo, secretários municipais, representantes da Câmara de Guarujá e da sociedade civil.

“A juventude de Guarujá vem dando um grande salto em políticas públicas, com representatividade e participação. Ela está fazendo parte de uma nova história que começa a partir do olhar de cada jovem aqui presente, que vem do seu bairro, da sua comunidade, da sua realidade, da sua história pessoal e coletiva, compartilhar com outros jovens que estão aqui suas experiências”, disse a governante

Continua depois da publicidade

A chefe do Executivo também afirmou que as políticas públicas para a Juventude vem avançando no Município. “A juventude não é o futuro, é o agora, é o presente, eu sempre acreditei nisso. Se não fizermos ações que fortaleçam os jovens em todos os seus momentos, não criamos expectativas para o futuro. Sabemos que investir na escola, nas entidades representativas na Cidade formam pessoas que vão transformar a sociedade”, complementou.

Segundo o assessor de Políticas Públicas de Juventude de Guarujá, Fábio Antunes, a conferência é uma oportunidade para o jovem mostrar os seus anseios. “O tema deste ano, 'As várias formas de mudar o Brasil' foi proposto pelo Poder Público para que os jovens digam de que maneira querem essa mudança, dentro dos 11 eixos do Estatuto da Juventude. As propostas aqui apresentadas integrarão o documento regional e vão ser apresentadas nas conferências estadual e nacional, a fim de que o jovem seja ouvido e veja seus anseios atendidos”.

Para o estudante Robson da Silva Lima, participar da conferência é cooperar com o processo democrático nas questões relativas à juventude brasileira. “As discussões abrem as mentes dos jovens e somos nós que construiremos juntos as propostas que podem melhor cada vez mais nossa Cidade e nosso País”, disse.

Continua depois da publicidade

Os debates foram divididos em quatro eixos: Direitos à cidadania, à educação e à saúde, ao profissionalismo e o direito à cultura. Entre as propostas sugeridas, estão: Desenvolvimento de programas contínuos sobre gravidez na adolescência, sexualidade desde a educação infantil; Inclusão do debate de identidade de gênero nos planos municipais e estaduais de educação; Desenvolvimento de cursos para o combate à prostituição infantil; Melhorar a logística urbana, ampliando o sistema de integração; Elaborar campanhas informativas mais eficazes dentro das escolas voltadas para alcoolismo, tabagismo, drogas ilícitas, alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis.

Delegado nato:

Fábio Luiz Antunes Antônio.

Continua depois da publicidade

Delegado indicado pelo Conselho Municipal de Juventude:

Matheus Bernardo dos Santos.

Delegado indicado pelo Poder Público:

Continua depois da publicidade

Edmilson Pinto Cardozo;

Emerson dos Santos Lopes.

Claudiomir Ludovice;

Continua depois da publicidade

Jonathan Allan Santos de Araújo Mello;

Delegados Eleitos:

Maria Izabel Pereira Lutosa;

Continua depois da publicidade

Eliane Vitoria Sampaio;

Tamara Casmele Martins;

Lays Christina de Oliveira Santos;

Continua depois da publicidade

Ana Beatriz Damasceno;

Ivana Dias;

Angela J. Andrade de Jesus;

Guilherme dos Santos Cruz;

Vinicius Guedes Wells Ruiz;

Robson da Silva Lima;

Kyl Patryck Pedrosa Machado;

Luis Carlos dos Santos;

Jonathan Barros de Lima;

Rafael Marinho;

Iuri Silva Souza;

Matheus Farias das Neves;

Kelly Anselmo Ribeiro Silva;

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software