FURTO DE ENERGIA

Concessionária flagra 300 'gatos' de energia elétrica em Mongaguá e Peruíbe

De acordo com a companhia, a energia recuperada na ação seria suficiente para abastecer 7,6 mil residências durante um mês

Joe Silva

Publicado em 12/03/2023 às 11:24

Atualizado em 12/03/2023 às 13:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Técnicos flagram 300 ligações clandestinas na rede elétrica em Mongaguá e Peruíbe / Divulgação/Neoenergia Elektro

Continua depois da publicidade

A concessionária de energia elétrica Neoenergia Elektro flagrou 300 ligações clandestinas nas cidades de Mongaguá e Peruíbe. De acordo com a companhia, a energia recuperada na ação seria suficiente para abastecer 7,6 mil residências durante um mês.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No total, 1.5 milhão de quilowatt/hora de energia foram recuperados na iniciativa da empresa, segundo o portal g1. As ligações clandestinas, conhecidas popularmente como "gatos" estavam inclusive em comércios. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Grupo santista Tescom se apresentará em Mongaguá

• Bandeira de energia em março é verde, sem valor extra na conta de luz

• Peruíbe destinará 15 toneladas de alimentos para cidades atingidas pelas chuvas

Em Mongaguá, as irregularidades foram identificadas nos bairros: Vila São Paulo, Vila Atlântica e Balneário Itaoca. Já em Peruíbe, nos bairros: Centro, Santa Izabel e Jardim Caraguava. 

A distribuidora divulgou que mais de 200 profissionais foram mobilizados na ação. Eles realizaram 36 mil inspeções ao longo de 2022. Ainda de acordo com a empresa, também foi realizada a substituição de 46 mil medidores, que ajudam a inibir a prática ilegal do furto de energia.

Continua depois da publicidade

Crime previsto no Código Penal

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Os responsáveis pelas unidades flagradas com a fraude, mesmo que não estivessem no local no momento da inspeção, respondem a inquérito policial. 

A empresa reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população, além de prejudicar o fornecimento de energia da região, podendo causar problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 0800 701 01 02 ou pelo site da Neoenergia Elektro.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software