O serviço está passando por obras de melhorias que prometem deixar o trajeto mais rápido / Divulgação/CPTM
Continua depois da publicidade
São Paulo é considerada a quarta maior metrópole do mundo, mas ainda não possui um sistema de transporte sobre trilhos que leva diretamente à parte interna de seu aeroporto principal, o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. Mesmo assim, é possível chegar de trem ao GRU Airport e lá tomar um ônibus gratuito para os três terminais.
Existem dois acessos à Linha 13 – Jade, que leva ao Aeroporto Internacional. Uma delas parte da estação Luz da CPTM e Metrô, e a outra sai da estação Engenheiro Goulart, atendida apenas pela CPTM. Caso decida embarcar na estação da Luz, o usuário terá de ficar muito atento ao tempo, pois, apesar de o trem ser chamado de "expresso", ele faz partidas apenas a cada hora cheia. Atenção ao considerar este intervalo no tempo de trajeto para não perder o voo.
Continua depois da publicidade
Já quem escolhe a Estação Engenheiro Goulart conta com um serviço mais frequente, com trens saindo a cada 15 minutos, em média. Veja abaixo os dois acessos de embarque à Linha 13 – Jade, que leva ao Aeroporto:
O acesso ao trem em direção ao Aeroporto de Guarulhos pode ser feito nas estações Luz e Eng Goulart. Na estação Brás, o usuário apenas consegue desembarcar. Imagem: Divulgação/CPTM
Continua depois da publicidade
É importante lembrar que, apesar de a estação Brás, da CPTM e Metrô, estar conectada à Linha 13-Jade, não é possível embarcar nesta estação em direção ao Aeroporto, sendo que esta parada está voltada apenas ao desembarque de passageiros que vêm do terminal internacional.
De acordo com informações da CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - o tempo de trajeto entre a estação da Luz e a estação Aeroporto é de cerca de 30 minutos.
Continua depois da publicidade
A reportagem da Gazeta realizou o trajeto chamado Expresso Aeroporto, que parte da estação Luz. A passagem custa R$ 4,40, o mesmo preço de um ticket regular para qualquer outro destino da malha de trens paulista na região metropolitana.
Os trens são novos e contam com um compartimento superior para a acomodação de bagagens.
Trem da Linha-13 Jade tem suportes para malas e bagagens da parte superior. Foto: Joe Silva/Gazeta de S. Paulo
Continua depois da publicidade
É possível também embarcar com bicicletas e volumes grandes, assim como nos demais trens da CPTM e Metrô, sendo que aos finais de semana estes objetos podem ser embarcados em qualquer horário e, entre segunda e sexta-feira, das 10h às 16h e das 21h à meia-noite.
Ao chegar na estação Aeroporto, o passageiro deve estar atento à saída correta, pois existem duas: uma que leva para a área mais residencial da cidade de Guarulhos, e outra que é dedicada ao Terminal 1 do Aeroporto. Placas de sinalização orientam para a saída onde estão localizados os ônibus gratuitos que levam aos terminais.
Saída da estação Aeroporto, onde estão os pontos de ônibus para embarque aos terminais. Foto: Joe Silva/ Gazeta de S. Paulo
Continua depois da publicidade
Saindo da estação, o passageiro irá avistar, na mesma calçada, os pontos de ônibus de onde partem os veículos que levam os passageiros gratuitamente aos três terminais do GRU Airport. Os ônibus são de cor verde fluorecente.
Ônibus gratuitos para os terminais do Aeroporto de Guarulhos. Foto: Joe Silva/Gazeta de S. Paulo
Os ônibus também contam com espaço para bagagens e grandes volumes e ainda alguns assentos. Funcionários que trabalham no Aeroporto também costumam usar estes ônibus, por isso, dependendo do horário, pode ser difícil encontrar um assento livre.
Continua depois da publicidade
O serviço faz paradas em cada um dos três terminais, não havendo linhas específicas para cada um deles. Por isso, é importante considerar este tempo de deslocamento no planejamento de trajeto a fim de evitar perder o horário do voo. O tempo de trajeto entre o ponto inicial e a última parada, no Terminal 3, leva cerca de 20 minutos.
Apesar de demorado, o trajeto entre as estações Luz ou Engenheiro Goulart e o Aeroporto compensa pelo custo. É preciso ficar atento ao tempo, pois, no caso do trem que parte da Luz, o período de espera até a saída do trem pode ser longo. O passageiro também não pode deixar de considerar que o ônibus que conecta os terminais pode demorar para deixar o usuário no terminal desejado, aumentando ainda mais o tempo total para chegada à área de embarque.
Por fim, o custo deste serviço de transporte até o Aeroporto de Cumbica termina sendo o grande incentivo de uso. É possível chegar da Capital até o terminal internacional gastando R$ 4,40, um custo que pode ser muito inferior ao transporte por taxi, aplicativos ou carro particular, sobretudo ao considerar o preço do estacionamento no local.
Continua depois da publicidade
Obras de expansão na Linha
A Linha-13 Jade dos trens metropolitanos e que liga a capital paulista ao Aeroporto de Guarulhos deverá ser ampliada e receber diversas mudanças. A informação foi concedida à Gazeta pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanas) e faz parte de um plano de melhorias dos serviços que atendem aos passageiros do maior aeroporto da América Latina.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a ideia é que, com estas obras, o Expresso Aeroporto tenha intervalo de partidas de apenas 3 minutos e que a velocidade máxima dos trens chegue a 90 quilômetros por hora. As obras terão custo de R$ 158 milhões e devem ser completadas em um prazo de até três anos.
O projeto prevê que a estação Barra Funda passe a ser o novo terminal do serviço de trens que ligam a Capital ao Aeroporto (o que hoje ocorre na estação da Luz). Além da extensão da Linha-13 Jade, estão previstos outros investimentos como um reforço no suprimento de energia para alimentar a malha. Veja abaixo a nota completa da CPTM enviada à Reportagem sobre as obras de melhoria na Linha-13 Jade.
A CPTM iniciou as obras de extensão da Linha 13-Jade até a Estação Palmeiras-Barra Funda em setembro de 2021. Com valor de R$ 158 milhões, estão previstos os serviços de sistema de rede aérea, sinalização, suprimento de energia de tração e via permanente. As obras têm prazo de 36 meses. A extensão permitirá a chegada também da Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda, que passará a ser o novo terminal dessas linhas. Além da integração intermodal com o sistema rodoviário (Terminal), também haverá redução do headway no Serviço 710 e Linhas 11-Coral e 13-Jade no trecho entre as estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, permitindo um intervalo de até 3 minutos e velocidade máxima de 90 km/h.
As obras estão concentradas no trecho entre as estações da Luz, de onde parte o Expresso Aeroporto, e Palmeiras-Barra Funda, que atualmente já atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além da Linha 3-Vermelha do Metrô. Também incluem a construção de uma nova subestação de energia elétrica para alimentar os trens neste novo trecho.
People Mover - Novo trem interno fará interligação entre os terminais do GRU Airport
A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo também compartilhou com a Gazeta novos detalhes sobre o People Mover, o trem interno que irá transitar entre os três terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O projeto visa substituir o atual sistema de ônibus gratuitos que atendem à demanda dos passageiros que precisam se deslocar de um terminal a outro.
Projeto do people mover; trem ligará os três terminais do Aeroporto de Guarulhos, em SP / Divulgação/GRU Airport
O People Mover contará com uma linha de trem que, além de ligar os três terminais do GRU Airport, fará conexão com o sistema de trens da CPTM e Metrô, por meio da já existente Linha 13-Jade.
Com investimento privado estimado de R$272 milhões, a obra será custeada com recursos da outorga da concessionária GRU Airport. O empreendimento é formado por um grupo de diversas empresas, entre elas Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail.
Continua depois da publicidade