Continua depois da publicidade
Dois representantes da Prefeitura de Guarujá, por meio do Núcleo de Projetos Especiais, viajaram à Europa no último sábado para reuniões com de confederações e entidades esportivas visando trazer países para que possam se hospedar e treinar no período pré-Jogos Olímpicos, em 2016. As reuniões começaram na terça-feira (17) na Suíça, primeira parada da comitiva guarujaense.
No primeiro encontro em solo suíço, a secretária adjunta de Turismo e coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais, Maria Eunice Ribeiro Leão Grötzinger, acompanhada do Assessor Estratégico de Comunicação e Marketing, Bruno de Carvalho Reis, estiveram reunidos na Associação Suíça de Futebol, em Berna, com o líder de comunicação da entidade, Marco von Ah, onde abordaram que é possível que a Associação escolha Guarujá como Local de Treinamento Pré-Jogos à equipe feminina de futebol no caso do time se classificar para o Rio 2016.
Continua depois da publicidade
Os contatos com a associação de futebol local são frutos das tratativas bem sucedidas da época da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Na ocasião, a seleção de futebol da Suíça quase se hospedou em Guarujá como Cidade Base durante o mundial, o que não aconteceu devido ao sorteio das chaves os colocarem com partidas longe da Região Sudeste.
Continua depois da publicidade
As reuniões em solo helvético continuaram no período da tarde, desta vez com o Comitê Olímpico da Suíça. Recebida pelo diretor de Esportes de Alta-Performance e Chefe de Missão para o Rio 2016, Ralph Stöckli, e pela líder de logística do Comitê, Susanne Böhlen, a comitiva de Guarujá apresentou, assim como na reunião anterior, o kit alusivo à campanha Guarujá 2016, formado de Bidding Book bilíngüe – livro de candidatura de Guarujá (impresso e virtual), mapa e guias turísticos, marcador de páginas do Santos e Regiao C&VB, identificador de bagagem do Guarujá C&VB, pin com bandeiras cruzadas do Brasil e Suíça, conjunto de bloco de anotação e canetas, brindes dos equipamentos esportivos privados de Guarujá (Guarujá Golf Club; Casa Grande Hotel Resort & SPA e Sofitel Guarujá Jequitimar), balinhas e mensagem de saudação, todos os itens em sacolas temáticas;
Após a apresentação, os suíços ponderaram a possível ampliação da área para o treinamento de esgrima, garantindo mais pistas; uma possível oferta da modalidade Luta Olímpica na Cidade; o interesse pela modalidade Vôlei de Praia. E, quando falamos sobre o interesse da Holanda nesta modalidade também, foi exaltado com bons olhos o fato de Guarujá receber, por exemplo, ambas as equipes. E, desta maneira, poderiam treinar juntas, realizando disputas-treino.
Além disso, o material (Bidding Book etc) foi muito elogiado, exaltado como uma forma prática de conhecer a nossa proposta e que, por meio de sua versão digital - também entregue em pen-drive, poderá ser compartilhado facilmente com as federações através de intranet deles.
Continua depois da publicidade
Segundo eles, Guarujá é a primeira cidade brasileira que os procurou para ofertar aclimatação para o Rio 2016 e que chegamos em uma boa hora, exatamente no momento em que eles estão começando a definir onde as equipes poderão basear-se no Brasil. Em abril, haverá um encontro entre todas as federações esportivas da Suíça e, neste momento, eles apresentarão a todos o material guarujaense.
De acordo com Maria Eunice, em ambas as situações, os encontros foram positivos para Guarujá. “Os contatos feitos desde o período da Copa do Mundo nos deixaram de portas abertas na Suíça, e assim pudemos mostrar todo o nosso trabalho voltado para este novo momento que são os Jogos Olímpicos”, destacou. A viagem da comitiva de Guarujá continua em solo europeu até o fim deste mês, onde serão realizadas reuniões com federações esportivas da Alemanha, Holanda e Polônia.
Continua depois da publicidade