Continua depois da publicidade
Guarujá deu importante passo no cuidado e atenção aos dependentes químicos, assim como no combate às drogas, a partir da formalização da adesão, pela prefeita Maria Antonieta de Brito, ao Programa “Crack é Possível Vencer”, em agosto de 2013. Na última quarta-feira (12), a prefeita reuniu em seu gabinete os membros do Comitê de Gestão do programa na Cidade, que é presidido por Iara Bega - coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde. O objetivo do encontro foi apresentar o plano de ação para a implantação definitiva do programa.
Na oportunidade, a prefeita lembrou a importância do tema e a necessidade do engajamento de toda a sociedade na luta contra as drogas, um problema que corrói a família e a estrutura social. “A sociedade está clamando por uma resposta e temos que buscar soluções. Temos problemas estruturais e financeiros, mas queremos enfrentar o problema e dar apoio à equipe do Comitê, para colocar o programa “Crack é Possível Vencer” em ação”, disse.
Continua depois da publicidade
Na reunião, Iara Bega apresentou o programa a ser implantado na Cidade, com investimentos previstos nas áreas da saúde, educação, assistência social e segurança. “Iremos adequar a parte estrutural com a construção de uma unidade de acolhimento provisório, veículos, equipamentos e capacitação dos profissionais envolvidos no programa. Já temos 165 educadores inscritos para o curso de capacitação”, disse.
Continua depois da publicidade
Os recursos do Governo Federal e do Município serão aplicados em diversas ações de políticas públicas integradas e transversais, como: orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.
O programa trata o assunto em três eixos: cuidado, prevenção e superação, e de maneira transversal reunindo as secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Defesa e Convivência Social e Advocacia Geral do Município.
Consultório de Rua - O Município desenvolve o Consultório na Rua, que vai ao encontro do usuário e faz abordagem social e médica. Os locais escolhidos pelo Comitê de Gestão do Plano, após identificar os locais de maior vulnerabilidade e concentração de usuários, foram a Praia de Pitangueiras, Vicente de Carvalho e Vila Júlia, em frente ao Cemitério. O consultório de rua vai passar por outros locais da Cidade também.
Continua depois da publicidade
Desde o inicio das atividades, cerca de 20 adultos em situação de rua estão registrados como usuários da droga, e 30 menores também apresentam o mesmo quadro.
Serviço e atendimento em Guarujá – Atualmente, o Município conta com algumas ações que serão incorporadas ao Plano Municipal. No ano passado, a prefeita Antonieta criou o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool – Comad.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde possui a Rede Conte com a Gente, que compreende o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Continua depois da publicidade