As reuniões serão realizadas mensalmente e também poderão contar com a colaboração de representantes da sociedade civil / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá instituiu uma comissão para acompanhar o desenvolvimento e a construção do túnel imerso Guarujá-Santos,
O objetivo da medida é minimizar impactos da obra para a população e discutir soluções para a mobilidade urbana.
Continua depois da publicidade
A minuta foi publicada na edição dou Diário Oficial de Guarujá do último sábado (5)
O grupo é formado por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário; Coordenação Governamental e Assuntos Estratégicos; Planejamento Estratégico; Meio Ambiente e Segurança Climática; Mobilidade Urbana; Infraestrutura e Obras e Advocacia Geral do Município.
Continua depois da publicidade
A Comissão terá que promover estudos e elaborar propostas sobre a implementação do equipamento viário no Município.
As reuniões serão realizadas mensalmente e também poderão contar com a colaboração de representantes da sociedade civil organizada.
Se necessário, a Comissão convocará a participação popular por meio de audiência pública.
Continua depois da publicidade
Os membros ganham autoridade para participar de reuniões sobre o túnel junto à Autoridade Portuária de Santos, Governo Estadual e Federal. Desta forma, a Comissão levantará demandas para serem discutidas em âmbito municipal, buscando garantir que a população não seja prejudicada.
A iniciativa deverá permanecer ativa até o término das obras, sempre com a finalidade de acompanhar cada etapa do processo até sua efetivação, contribuindo com sugestões que atendam o interesse público do Município.
O empreendimento será erguido por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 6 bilhões.
Continua depois da publicidade
O leilão está previsto para acontecer em 1º de agosto, na B3, bolsa de valores de São Paulo.
Com 1,5 km de extensão, a obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
A construção foi iniciada no começo do mês, com sondagens no fundo do estuário.
Continua depois da publicidade