Continua depois da publicidade
A Comissão de Carnaval de Guarujá finalizou relatório sobre o Carnaval de 2014 na Cidade e concluiu que a organização das ações realizadas na Cidade foram positivas. Para 2015, a Comissão de Carnaval de Guarujá já começa a se organizar. A primeira ação é a elaboração do regulamento que rege os desfiles das escolas de samba. No momento, o que se tem definido são as agremiações habilitadas para participar do Carnaval 2015 de Guarujá.
Sobre o Carnaval 2014, o destaque foi a inversão do sentido dos desfiles das escolas de samba, que acontecem na Avenida Santos Dumont. Este ano as agremiações se apresentaram no sentido Vicente de Carvalho/Centro, o que segundo a Comissão se mostrou mais viável para o trânsito de veículos, a locomoção das pessoas e a chegada e saída dos carros alegóricos.
Continua depois da publicidade
“A nova logística acabou com os grandes atrasos dos desfiles que ocorriam em razão da chegada e montagem dos carros alegóricos. Este ano a espera não passou de 10 minutos, considerado dentro da normalidade e aceitação”, explicou o coordenador da Comissão Especial de Carnaval, Achiles Stalin Nicolau Stigliano.
Continua depois da publicidade
O público que lotou as arquibancadas também colaborou para que nenhuma ocorrência comprometesse a beleza da festa. “Só temos a agradecer o comportamento exemplar das pessoas que compareceram nos três dias de desfiles e, também, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito, Secretaria de Saúde e demais secretarias pelo apoio na organização e realização da festa”, disse Achiles.
O regulamento para o próximo ano já está em processo de elaboração e foram definidas as agremiações habilitadas para desfilar. Pelo Grupo Especial, entrarão na Passarela do Samba as escolas Renascer/Borel, Imperador da Ilha, Mocidade São Miguel, Vem Que É Dez, Caminho da Paz e Escola de Samba Guarujá (Grupo Especial). A Mocidade Amazonense é hours concour e desfila como convidada. Já pelo Grupo de Acesso, será a agremiação Unidos da São Jorge. O grupo cultural será o Afoxé Motumbaxé. Quanto ao Grupo de Pleiteantes, a Comissão ainda vai definir prazo de inscrições de novas agremiações interessadas.
“O documento deverá ser elaborado pela Comissão de Carnaval formada por representantes do poder público e por representantes indicados pela Linesg (Liga Independente das Escolas de Samba do Guarujá)”, comentou o coordenador da Comissão.
Continua depois da publicidade
Para o secretário municipal de Cultura, o Carnaval de 2014 foi um divisor de águas na história desta festa do povo em Guarujá. “Estamos caminhando para a profissionalização do evento, com a participação efetiva das agremiações, inclusive na organização de todo processo”, finalizou.