Cotidiano

Comerciantes reclamam de postes no entorno da Praça da Independência

Sete pilares foram instalados no local para instalação de câmeras para contagem de veículos na região

Publicado em 12/10/2015 às 13:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A instalação de sete postes no entorno da Praça da Independência, no bairro do Gonzaga, em Santos, tem gerado reclamações por parte de comerciantes locais. Segundo eles, os pilares metálicos causam transtornos para pedestres e motoristas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as colunas são parte do projeto de sistema semafórico em tempo real. Esses postes receberão câmeras, que irão monitorar o fluxo de veículos da via e possibilitar a programação dos semáforos de forma imediata. Por meio do sistema, os semáforos darão preferência à via mais demandada, minimizando ocorrências de congestionamentos.

Entretanto, os comerciantes reclamam, principalmente, de dois postes, ambos no lado praia-Centro da via. O primeiro está posicionado em frente a uma banca de jornal, próximo a um poste de energia. Segundo Alessandro da Silva Alves, funcionário da banca, a coluna tem causado acidentes já que fica posicionada perto a um ponto de ônibus.

“Eles colocaram postes em cada canto da praça. Alguns atrapalham a passagem de pedestres na descida do ônibus. Já vimos cegos baterem nesse poste. O ônibus para aqui e as pessoas descem com tudo, sem perceber o poste”.

Continua depois da publicidade

Para Alves seria melhor que o poste mudasse de lugar para não atrapalhar os pedestres. Outra preocupação do funcionário é que o pilar passa por entre a fiação elétrica e de telefone. Ele teme que, com o vento, a estrutura possa causar algum acidente.

Os pilares metálicos causam transtornos para pedestres e motoristas (Foto: Matheus Tagé/DLO

Já o outro poste se localiza entre um posto de gasolina e a entrada de um estacionamento. De acordo com Renan Moraes dos Santos, que trabalha no estacionamento, a coluna prejudica quem precisa entrar no estabelecimento.

Continua depois da publicidade

“Ele (poste) inibe um pouco a visibilidade de quem vem na direção praia-Centro para entrar no estacionamento ou quem faz a rotatória na praça para entrar aqui. Tira a visão de quem entra e aumenta o risco de acidente com carro ou moto”.

Ele citou que carros quase bateram no poste após sair do posto. Por isso, os próprios funcionários decidiram enrolar uma faixa zebrada em volta do pilar para melhorar a sinalização.
“Nós colocamos a faixa em respeito ao próximo, já que a CET não fez esse tipo de aplicação. E também para não ocasionar nenhum problema para quem precisa entrar no estacionamento. O poste é cinza e deixa a desejar na visibilidade. Para melhorar, colocamos a faixa”.

Questionada sobre a situação, a CET informou que para que o sistema semafórico em tempo real funcione de maneira correta, as câmeras instaladas nas colunas precisam estar locadas em pontos pré-determinados, em locais definidos de forma a causar o mínimo de impacto possível, dentro das condições de operação do sistema.

Continua depois da publicidade

A companhia disse que, no caso da coluna afixada na divisa entre um posto de combustível e o estacionamento, não há qualquer impedimento para realizar a entrada e saída de veículos, uma vez que o espaço para executar estas operações foi respeitado.

Já em relação a coluna instalada entre a banca de jornais e o poste de energia, a CET ressaltou que acionará a empresa contratada para que o mesmo fique mais próximo do poste de luz.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software