Cotidiano

Comerciante inova com roupas indianas e artesanato em Itanhaém, no litoral de SP

Tábata Garibaldi tem a loja há mais de um ano. Ela oferece roupas indianas, incensos e peças artesanais

Nayara Martins

Publicado em 09/09/2024 às 06:37

Atualizado em 09/09/2024 às 13:15

Compartilhe:

Roupas indianas, artesanatos, incensos e óleos essenciais são encontrados na loja da comerciante, em Itanhaém / Nayara Martins/DL

Oferecer roupas indianas e peças artesanais diferenciadas ao público. Essa é a proposta da comerciante e artesã Tábata Garibaldi, de 43 anos, que tem uma loja em Itanhaém. Ela também é assistente social. 

Ela tem uma loja de roupas indianas há mais de um ano, onde oferece peças de artesanato, incensos, perfumes indianos, óleos essenciais e cristais.   

“Comecei a vender roupas indianas em 2021, pois sempre gostei de usar essas roupas diferentes e não achava em lojas na Cidade. Trabalhava na prefeitura como assistente social e minhas amigas perguntavam onde comprava as roupas”, explica.  

Ela também começou a deixar algumas roupas na Casa Zen para vender. Ao participar de um bazar no local ela vendeu várias roupas indianas. 

“Durante o bazar uma cliente achou que os vestidos indianos não serviriam para ela. Ela provou e gostou, isso trouxe o seu lado feminino de volta”, conta.  

A partir daí, Tábata teve a ideia de aliar o trabalho do lado social com as vendas e de montar uma loja com roupas indianas. Porém, a mãe dela ficou doente com câncer e ficou internada por cinco meses no hospital.

“Em seguida engravidei, minha mãe faleceu e resolvi parar com as vendas por alguns meses. Após o nascimento de meu filho, a proprietária da Casa Zen estava procurando um novo local para alugar em 2022”. 

E em junho de 2023, a Casa Zen achou um novo local e havia a parte da frente para outro comércio, onde Tábata montou a loja.

“Consegui montar a loja de roupas indianas, com incensos variados, perfumes indianos, óleos essenciais, incensários e peças de artesanato. A loja tem o nome Raísis, com o significado do Deus Ra e da deusa Ísis.Ísis é a deusa da prosperidade e o Ra é o Deus do sol”, explica. 

Ela afirma ainda que faz algumas parcerias com mulheres artesãs da Cidade. E expõe na loja mandalas, bolsas, filtros dos sonhos, bijuterias e outras peças feitas por artesãs.

Tábata faz também velas artesanais feitas de ceras de coco e de abelha, com vários aromas, além de vassouras de bruxa com cristais. E trabalha com encomendas.E vende ainda alguns cristais que compra de uma vendedora de Minas Gerais.    

A comerciante diz que algumas clientes já se tornaram amigas e gostam do atendimento. “Às vezes, as mulheres só vem para bater papo e nem levam as roupas. A venda é uma consequência do bom atendimento”, salienta.    

O carro chefe da loja são as roupas indianas – vestidos, saídas, batas, calças, saias, ponchos, cangas e outras. 

Tábata já tem clientes fiéis e de todas as religiões e etnias, apesar de ter alguns objetos de deuses.As peças mais procuradas pelas clientes são os vestidos indianos de vários modelos.

As roupas de confecções indianas vêm da Índia, de diversos lugares, e são adquiridas em São Paulo.

Catálogo

Tábata conta que vai fazer um catálogo com fotos de todos os tipos de corpos – mulheres baixas, altas, gordas, magras, negra e brancas. “A ideia é divulgar as fotos no Instagram e mostrar que a loja é para todas as mulheres”.  

A divulgação, ela tem feito pelo Instagram e em um grupo de WhatsApp, com as promoções, vídeos e novidades da loja. O Instagram é @lojaraisis.  

Planos 

Tábata pretende abrir uma loja online, além de participar de eventos e de feiras na Cidade. Segundo ela, em novembro deste ano haverá uma feira holística com terapeutas e artesãos em que vai participar.

Ela pretende também ampliar as vendas e deve oferecer moda praia, nesta temporada de verão. 

A loja Raísis abre às segundas, quartas e sextas, das 9 às 17 horas. E aos sábados, das 9 às 13 horas. Fica na rua Júlio Pires, 264, na Vila São Paulo, em Itanhaém.     

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Como surgiu a expressão 'talarico'? Entenda o apelido de quem cobiça o parceiro alheio

A explicação do porque o sobrenome italiano ter se tornado uma grande sinônimo daquele "amigo fura-olho" vem do próprio criador do termo

Cotidiano

VÍDEO: Veja cenas do debate após cadeirada de Datena em Marçal

Ato de violência aconteceu durante o último debate entre os candidato à prefeitura de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter