Continua depois da publicidade
Os alunos que se inscreveram para as 20 mil vagas dos 52 cursos técnicos oferecidos pelo programa Vence, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, devem efetivar suas matrículas a partir da próxima segunda-feira (17) nas respectivas instituições em que farão o curso escolhido.
Os estudantes devem efetuar suas matrículas até o dia 28 deste mês. A matrícula é fundamental para que os alunos garantam a vaga e possam frequentar as aulas, que devem ter início em fevereiro.
Continua depois da publicidade
No total, 25.038 estudantes se cadastraram. Como alguns cursos receberam um número de inscrições maior do que o de vagas oferecidas, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (13), um sorteio cujo resultado pode ser consultado no portal do programa Vence (www.vence.sp.gov.br). Os alunos também devem verificar se foram classificados para o curso escolhido como segunda opção. A segunda chamada para matrículas acontece entre os dias 3 e 10 de janeiro e é destinada a preencher os postos remanescentes.
Os dez tipos de cursos que receberam mais inscrições foram os técnicos nas áreas de administração, enfermagem, informática, segurança do trabalho, estética, farmácia, mecatrônica, logística, química e edificações.
Continua depois da publicidade
Das 70 cidades que sediarão aulas do Vence, as com maior número de inscrições são Jales, Mauá, Osasco, Taubaté, Campinas, Mogi das Cruzes, Santo André, Guarulhos, São Bernardo do Campo, além da capital.
Vence
Continua depois da publicidade
Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec) e voltado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa passará a atender também a estudantes da 3ª série do Ensino Médio no próximo ano.
O objetivo do programa é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. O Vence é oferecido aos alunos por meio de dois modelos, o concomitante, com matrículas abertas a partir de segunda-feira, e o integrado, por meio de parcerias com o Centro Paula Souza e com o Instituto Federal. No caso do Centro Paula Souza, a divulgação dos alunos aprovados no vestibulinho será em 16 de janeiro e as matrículas dos estudantes classificados deverão ser feitas entre os dias 21 e 30 de janeiro. Por meio da parceria com o Instituto Federal, as matrículas começaram na última segunda-feira (10/12) e vão até o dia 30 de janeiro.
Atualmente, a iniciativa atende a 31 mil jovens, sendo 28,5 mil matriculados na modalidade concomitante e 2.600 no modelo integrado.