Campo de futebol fará parte do complexo esportivo do Parque Caneleira, na Zona Noroeste de Santos / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Com o término dos serviços de limpeza e de terraplenagem no terreno, começaram na quarta-feira (13) os trabalhos de fundação do muro de alvenaria do campo de futebol, com dimensões oficiais e gramado sintético, que está sendo construído na confluência da Rua Gilberto Franco Silva com o Caminho São Jorge, na Caneleira, Zona Noroeste de Santos.
O campo de futebol é um sonho antigo dos clubes de futebol de várzea da Zona Noroeste, responsável pela formação de diversos craques, e trata-se da primeira etapa do projeto Parque Caneleira, da Prefeitura de Santos, que vai abrigar um complexo com atividades sociais e esportivas, modificando o perfil do bairro.
Continua depois da publicidade
A limpeza mecanizada, com retirada de lixo e mato, e a terraplenagem posterior foram realizadas em 10.237,5m², preparando o terreno para a construção de um campo de dimensões oficiais, ou seja, 90m por 50m, revestido por 4.973m² de grama sintética.
O campo será cercado por um muro em alvenaria de 2,35m, com complemento em alambrado de tela galvanizada e montantes metálicos com 4m de altura. Haverá portões de acesso exclusivo do público e outro de serviço, para facilitar a entrada de veículos e equipamentos de manutenção. Já o entorno do campo receberá revestimento com pedra britada.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pela supervisão das obras, as calçadas da quadra onde o terreno se encontra serão demolidas e refeitas em concreto desempenado, totalizando 1.094,9m².
O campo contará com dreno de tubo pead (polietileno de alta densidade, um plástico rígido, resistente e leve), 293,2m de canaletas meio tubo de concreto com 40cm de diâmetro e 31 caixas hidráulicas em alvenaria com blocos de concreto.
A quadra, revestida de grama sintética com fios de 50mm de altura na cor verde e demarcação de linhas com grama na cor branca, contará com iluminação específica, com 32 projetores em LED com 150W de potência, dotada de relé fotoelétrico.
Continua depois da publicidade
Os oito postes de aço galvanizado, com 12m de altura e quatro luminárias cada, sustentarão cabos para a rede de proteção em tela em polipropileno em 7.904,89m² do entorno do campo e 6,35m de altura, de forma a evitar a saída da bola.
Em uma próxima etapa, o Parque Caneleira contará com edifício de apoio, arquibancada, vestiários, quadras de basquete 3x3 e espaço de convívio social, de acordo com o engenheiro.
O campo da Caneleira se somará à infraestrutura para a prática do futebol disponível na Zona Noroeste, onde funcionam o Centro Esportivo Paulo César Araújo (Pagão), no Santa Maria, e o Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, no bairro Castelo.
Continua depois da publicidade
No ano passado, a Prefeitura ampliou o espaço esportivo na Caneleira com a implantação de dois campos de futebol em áreas que eram pontos de descartes de entulho.
As obras, a cargo da Construtora Ferreira Marques, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 2.219.244,34, sendo R$ 1 milhão destinado pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais (SGRI), do Estado de São Paulo, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Corrêa Júnior.
Continua depois da publicidade