Cotidiano

Quarto tanque é atingido e explode em incêndio na Alemoa

Fogo, que teve ínico na manhã de quinta-feira (2) ainda não foi controlado e já atingiu o total de seis tanques

Publicado em 04/04/2015 às 10:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Colaboração Rafael Ramos e Victória Simonato

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), do Setor de Atendimento a Emergências e da Agência Ambiental de Santos e oficias do Corpo de Bombeiros, permanecem pelo terceiro dia consecutivo, no bairro da Alemoa, em trabalho de apoio ao combate ao incêndio, que ocorre no terminal de tancagem da empresa Ultracargo/Tequimar, desde às 10 horas de quinta-feira (2). No total, 180 homens trabalham para conter as chamas. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Incêndio na Alemoa não tem previsão para acabar

• Sábado tem Operação Normal (5x5) no SAI

• Incêndio na Alemoa: Cesteb descarta impacto ambiental

Em nota à imprensa, a Ultracargo confirmou a explosão do quarto tanque de gasolina no início da tarde de hoje (4). Este, está localizado em área vizinha à originalmente afetada. No total, seis tanques já foram atingidos, onde cada tem capacidade de armazenamento de 6 mil metros cúbicos de material.

Ainda de acordo com empresa, na mesma bacia de contenção, existem ainda mais dois tanques, um vazio e outro com etanol. Até o momento nenhum deles foi afetado. Momentos antes da nova explosão, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, declarou que chamas ainda não tinham totalmente controladas. "Situação está controlada, mas o fogo ainda não". 

Continua depois da publicidade

A imprevisibilidade quanto ao término da ação dos bombeiros continua.  Ontem (3), o comandante de operações do Corpo de Bombeiros, Wagner Bertolini Júnior, comparou o trabalho dos mais de 100 homens a “um dragão preso em uma gaiola”. 

Crise

O Governo do Estado de São Paulo instalou na Prefeitura de Santos um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências adicionais ao combate ao incêndio no terminal de tancagem.

Continua depois da publicidade

Integram o gabinete o vice-governador, Márcio França, os secretários Saulo de Castro (Governo), José Roberto Rodrigues de Oliveira (Casa Militar), Alexandre de Moraes (Segurança Pública) e Patrícia Iglecias (Meio Ambiente), o comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Alves Pinto, e o subsecretário de Comunicação, Marcio Aith. Uma coletiva será dada ainda hoje, com mais informações sobre o incêndio. 

Leia também em: 

Incêndio na Alemoa: Cesteb descarta impacto ambiental

Continua depois da publicidade

Incêndio na Alemoa não tem previsão para acabar

(Foto: Luiz Torres/DL)

Multa à empresa

Continua depois da publicidade

Hoje, pela manhã, foi realizada uma reunião com autoridades do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Santos, Cetesb, Polícia Militar, Guarda Portuária e Ultracargo. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, caso um decreto federal seja aplicado, a empresa poderá ter que pagar multa de até R$ 50 milhões aos cofres do Governo Federal. 

Qualidade do ar

A qualidade do ar está sendo avaliada por uma equipe da sede da CETESB, por meio de equipamento especifico, denominado fotoionizador portátil, que capta a presença de vapores orgânicos na atmosfera, resultantes da queima do incêndio. Até o momento os índices encontrados estão dentro dos parâmetros estipulados pela legislação ambiental.

Continua depois da publicidade

Fauna

Apesar da Codesp negar qualquer dano a fauna e flora da região, é possível ver muitos peixes mortos na Avenida Beira Mar, no bairro Jardim Casqueiro, em Cubatão. Moradores do local reclamam do forte cheiro.

(Foto: Luana Fernades/DL)

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software