Divulgação//PMS
Continua depois da publicidade
Localizada no encontro entre as avenidas dos Bancários e Rei Alberto I, na Ponta da Praia, a Praça Amigos da Marinha está de cara nova. O local foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Santos e entregue à população na manhã deste sábado (14) com a presença de autoridades civis e militares.
A revitalização do espaço passou pela remoção do piso em mosaico português, que deu lugar ao assentamento de concreto desempenado, que facilita a circulação de pedestres e cadeirantes na calçada. Já a escultura em homenagem ao almirante Francisco Manuel Barroso, ganhou mais destaque, recebendo iluminação direcionada.
Continua depois da publicidade
A obra escultural tem 2,70m de altura, com um busto medindo 0,90m. Além disso, foi feito novo tratamento paisagístico em torno do pedestal de granito polido, que sustenta o busto, e colocados cordonéis de concreto no jardim.
A âncora que integra o monumento também foi reformada e o conjunto escultural recebeu, como complemento, um timão. Ele também estará reproduzido no piso da calçada, em concreto pigmentado na cor vermelha. O totem existente foi remanejado para o canteiro central da Avenida dos Bancários, no trecho em frente à praça. Os serviços foram realizados pela Prefeitura Regional da Orla e Intermediária.
Continua depois da publicidade
IMPORTÂNCIA
Inaugurado em 11 de junho de 1978, o monumento em homenagem ao almirante Barroso destaca, em uma placa, a frase que proferiu como comandante das tropas brasileiras na Batalha Naval do Riachuelo: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”. A batalha é considerada pelas Forças Armadas como a mais importante ocorrida durante a Guerra do Paraguai, entre os anos de 1861 a 1865, em que a Marinha brasileira saiu vitoriosa.
Para o prefeito Rogério Santos, presente à reinauguração do espaço, a Praça Amigos da Marinha torna-se um local ainda mais valioso à comunidade santista. “Destacar o Almirante o Barroso, símbolo da Marinha, além da sua célebre frase, traz à tona o espírito de cidadania e pertencimento. É justamente esse sentimento que envolve as praças, locais de encontro e convívio entre todos. Mais do que a função de rotatória e voltada à mobilidade urbana, essa bonita praça irá reunir muito mais pessoas”.
Continua depois da publicidade
Já o capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e Sá, capitão dos Portos de São Paulo, contextualizou a importância histórica da revitalização. “Ela mostra uma relação mútua e de muito carinho da Prefeitura com a Marinha do Brasil. Essa praça traz o resgate de valores cívicos que precisam alimentar a nossa sociedade, sobretudo a juventude nos dias de hoje”.
COMUNIDADE APROVA
Com uma escultura imponente e detalhes paisagísticos que saltam aos olhos, a nova praça também promete atrair munícipes e turistas para o registro de imagens.
Continua depois da publicidade
Segundo Luiz Antônio da Silva, morador da Ponta da Praia e presidente da Sociedade de Melhoramentos do bairro, as novas características do local merecem destaque. “Essa praça é uma linda homenagem não somente à Marinha, mas à história do Brasil. Até então uma rotatória simples, agora irá se tornar um ponto turístico”.
Continua depois da publicidade