Continua depois da publicidade
Começaram nesta quarta-feira (10) as obras para reforma da Ponte Pênsil. Com a interdição do equipamento, que deve ficar fechado por um ano, carros e motos são obrigados a se deslocar até a Ponte Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, popularmente conhecida como Ponte do Mar Pequeno. Moradores do local alertam para o caos no tráfego de veículos que o desvio deverá concentrar durante a alta temporada, desde o final deste ano até fevereiro de 2014.
Moradora do Parque Prainha, no entorno da Ponte Pênsil, a comerciante Kelly Santana diz que com o desvio do fluxo de carros e motos para a Ponte do Mar Pequeno, motoristas deverão enfrentar muitos transtornos para conseguir atravessar para o outro lado de São Vicente.
“Todo o trânsito que sai de Praia Grande vai juntar com o tráfego de veículos que também sai do Parque Prainha e Japuí. Todo esse volume de carros tem só a Ponte do Mar Pequeno para atravessar”, ressalta a moradora.
Continua depois da publicidade
Bruno Valente, que tem comércio no Parque Prainha, atravessava a Ponte Pênsil diariamente para voltar para casa, no Parque Bitarú, outro bairro de São Vicente. Ontem, com o início das obras, ele conta que levou cerca de 20 minutos a mais para chegar no trabalho. “Pra voltar para casa, devo levar mais tempo ainda, porque é horário de pico”, diz ele.
Durante o verão, Bruno prevê que a Ponte do Mar Pequeno deverá ficar sobrecarregada com o intenso tráfego de veículos. “Na saída de Praia Grande quase ninguém anda, na alta temporada. Imagina com a Ponte Pênsil fechada e todo o fluxo de carros indo pra Ponte do Mar Pequeno? Vai ficar tudo parado”, ressalta o comerciante.
O secretário de Transportes de São Vicente, Raimundo Oliveira, garante que o congestionamento para acessar a Ponte do Mar Pequeno não deve ser tão intenso como os moradores estão prevendo.
Oliveira afirma que o viaduto recentemente inaugurado em frente ao shopping Litoral Plaza, na entrada de Praia Grande, deverá filtrar boa parte do congestionamento no local, desafogando a ponte. “Todo mundo sabe que o trânsito para entrar e sair de Praia Grande no verão é um fenômeno. Mas este ano temos o viaduto, que deve aliviar bastante”, disse.
A Ponte Pênsil será totalmente reformada, inclusive com a troca dos cabos. O período para interdição será de um ano, mas a empreiteira contratada trabalhará para entregar a ponte em maio de 2014, ano em que completa 100 anos, segundo a Prefeitura.
A reforma envolve o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sabesp, responsável pela tubulação que passa pela Ponte Pênsil, e empresas de telefonia e fibraótica. O trânsito para pedestres e ciclistas desmontados estará livre e a característica da Ponte Pênsil será mantida.