Continua depois da publicidade
Um ano após o grave acidente com o carro alegórico da Sangue Jovem que culminou com a morte de quatro pessoas durante o desfile das escolas de samba, Santos muda toda sua estrutura e logística para realizar um Carnaval inesquecível.
Ontem a noite, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa visitou e participou da vistoria da passarela Drausio da Cruz, no bairro da Areia Branca, na Zona Noroeste. Na ocasião, a prefeitura recebeu o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
“Obviamente que os fatos ocorridos no ano passado exigiram que a prefeitura fosse muito mais rigorosa e priorizasse a questão da segurança. Esse ano, com a possibilidade de organizar a festa desde o início, nós tivemos a oportunidade de fazer mudanças no regulamento e todas as medidas para a segurança foram adotadas”, garantiu o prefeito, já ansioso para início da festa. “Vamos ter aqui na avenida mais de 100 policiais militares, 60 brigadistas, bombeiros especializados, sete ambulâncias espalhadas pelo sambódromo para garantir não só a segurança dentro da passarela, mas também do entrono, na chegada e na saída das pessoas que vão acompanhar essa festa. A expectativa é que nós tenhamos mais de 40 mil pessoas circulando nos próximos três dias aqui”, completou.
A administração pública montou no início do ano passado uma Comissão de Planejamento do Carnaval com o intuito de analisar o regulamento e tudo que deveria ser feito para o Carnaval de Santos voltar a se destacar. E a principal alteração ficou por conta da logística dos carros alegóricos. Um terreno de 33 mil metros² atrás do sambódromo servirá de concentração e dispersão para todos os carros. Além disso, a prefeitura disponibilizou oito guinchos para conduzir os carros até o local.
Continua depois da publicidade
“Os carros, após o final do desfile, se acoplarão em um guincho e o guincho levará o carro até o terreno atrás do Centro Cultural. Então, não terão mais pessoas empurrando os carros fora da área de desfile”, explicou Rafael Leal, chefe do departamento de eventos da prefeitura. “Os carros alegóricos sairão pela avenida Nossa Senhora de Fátima, depois pegarão a rua Aroudo de Camargo e entrarão no terreno”, disse Rafael.
Com a mudança, os foliões que desfilarem pelas escolas sairão à esquerda do sambódromo. Além disso, os destaques (pessoas que desfilam no topo dos carros alegóricos) terão o auxilio de guindastes específicos para descer dos carros sem risco algum, método este utilizado no Carnaval do Rio de Janeiro.
“Houve todo um planejamento de segurança desde a mudança do regulamento, que se tornou mais rígido para as escolas de samba, exigindo que cada carro alegórico que vá para a avenida tenha um engenheiro responsável, o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), garantindo uma metodologia construtiva como uma metodologia segura para os carros alegóricos”, afirmou Paulo Alexandre.
Continua depois da publicidade
Cada carro alegórico pode ter no máximo 10 metros. E o chefe do departamento de eventos da prefeitura garante que todos estão dentro do regulamento. “Todos os carros alegóricos passaram por todas as vistorias, são sete quesitos. Os 51 carros, das 15 escolas de samba estão aptos a desfilar”, disse Rafael Leal.
A Liga das Escolas contratou o escritório de engenharia Colombo para adaptar todos os carros.
Continua depois da publicidade
Conforto
Além da preocupação com a segurança do desfile, a Prefeitura de Santos optou também por diminuir a capacidade do sambódromo para dar mais conforto aos espectadores. As arquibancadas terão 83cm de largura, 20cm a mais que as utilizadas até 2013.
“A gente aumentou o conforto, colocamos essas arquibancadas novas, que tem o padrão Fórmula 1, são 20 cm mais larga, é mais conforto e mobilidade. Agora, são 7.700 lugares na arquibancada, 1.200 na frisa e 1000 nos camarotes. Total de 9.900”, explicou Rafael Leal.
Continua depois da publicidade
“Tomamos todas as medidas para que o desfile possa ter a marca do carnaval santista, que é com alegria, diversão, e que a família santista possa usufruir de toda essa festa com segurança, essa é a nossa principal prioridade para esse ano. Eu não tenho dúvida, vai ser um dos melhores carnavais da história de Santos”, finalizou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
O desfile começa hoje, com três escolas do grupo de acesso e continua amanhã e segunda com seis escolas se apresentando em cada dia. A programação tem início às 22 horas todos os dias. As escolas de hoje terão de 35 à 50min para desfilar. Já o grupo de elite tem de 45 à 60 min para mostrar o seu trabalho.
Cursos
Continua depois da publicidade
Os mecânicos que montam os carros alegóricos tiveram a oportunidade de frequentar durante todo o ano cursos disponibilizados pela Prefeitura de Santos em parceria com o Senai.
“Todas as escolas tiveram a oportunidade de acessar os cursos de qualificação que nós oferecemos para os mecânicos. Também recomendamos à CPFL a mudança nos postes, a alteração na fiação, tivemos todo um rigor no trajeto desses carros alegóricos”, revelou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Todas essas mudanças acontecem esse ano muito em conta do grave acidente ocorrido em 12 de fevereiro do ano passado, quando o carro alegórico da Sangue Jovem tombou na avenida Nossa Senhora de Fátima após o desfile da escola, e ao entrar em contato com a fiação elétrica da rua, causou a morte de quatro pessoas eletrocutadas.
Continua depois da publicidade