Cotidiano

Clientes da Unimed Paulistana terão mais 60 dias para fazer portabilidade

Com essa nova portabilidade, os clientes poderão buscar produtos em qualquer operadora de plano de saúde, sem o cumprimento de carências

Publicado em 18/11/2015 às 13:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) prorrogou por mais 60 dias o prazo para os clientes da Unimed Paulistana realizarem a portabilidade extraordinária para outros planos de saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Inicialmente, o prazo para migração de plano expiraria no dia 30 de outubro, mas, nessa data, a agência anunciou que daria mais 15 dias, a partir do dia 3 de novembro, para os clientes concluírem a migração -o que aconteceria nesta quarta-feira (18).

A agência também vai ampliar a portabilidade para todos os tipos de contrato existentes na Unimed Paulistana: planos individuais, familiares, coletivos empresariais com até 30 vidas ou mais e coletivos por adesão. A medida foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (18).

Com essa nova portabilidade, os clientes poderão buscar produtos em qualquer operadora de plano de saúde, sem o cumprimento de carências}. Eles também poderão escolher entre as opções disponíveis no Sistema Unimed através do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta ), anunciado no dia 30 de setembro, firmado pela ANS, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual de São Paulo e o Procon-SP (Instituto de Defesa do Consumidor) com a Unimed do Brasil, a Central Nacional Unimed, a Unimed Fesp e a Unimed Seguros.

Continua depois da publicidade

Ao todo, a operadora vai entregar a sua carteira de 744 mil clientes a outros gestores de planos de saúde (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

A ANS informou, por meio de nota, que a medida vai acelerar o processo de proteção e de migração de beneficiários remanescentes na Paulistana. A portabilidade extraordinária pode ser realizada por todos os beneficiários da operadora, independentemente do tipo de contratação e da data de assinatura dos contratos.

Sem condições financeiras para cumprir seus contratos, a Unimed Paulistana foi obrigada pela ANS a entregar a carteira de clientes a outros gestores. Ao todo, a operadora vai entregar a sua carteira de 744 mil clientes a outros gestores de planos de saúde. A maior parte dos clientes da Unimed Paulistana está concentrada na cidade de São Paulo.

Continua depois da publicidade

A Unimed do Brasil informou que ainda não tem os dados consolidados da portabilidade extraordinária. Já as operadoras Central Nacional Unimed e Seguros Unimed informaram que 10.866 beneficiários realizaram a transferência para seus planos até 29 de outubro.

Na avaliação da ANS, a transferência da carteira de clientes da Unimed Paulistana foi determinada em função de "anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde".

Portabilidade

Continua depois da publicidade

Usuários devem apresentar os seguintes documentos para pedir a mudança:

Comprovação de pagamento de 4 boletos da Unimed Paulistana referentes aos últimos 6 meses
Cartão da Unimed Paulistana
Identidade (RG)
CPF
Comprovante de residência
Para sanar dúvidas, basta entrar em contato com as operadoras nos seguintes telefones:
Central Nacional Unimed: 0800 94 25 888
Unimed Seguros: 0800 020 78 55
Unimed FESP: 0800 702 0400
Unimed do Brasil: 0800 941 29 99

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software