Cotidiano

Cinco maneiras para reduzir a chance de fraude nas compras pela internet

Ainda que o consumidor não arque com nenhum prejuízo de uma transação ilícita, já que o comprador tem seu dinheiro estornado, sempre existe o desgaste e a dor de cabeça sofrida

Publicado em 19/05/2014 às 12:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Em um mercado que movimenta bilhões a cada ano e que oferece uma variedade infinita de sortimentos com o conforto de não precisar sair do sofá, o principal problema das vendas pela internet é um dos mais simples: saber se você é realmente você. De acordo com Bernardo Lustosa, vice-presidente da ClearSale, empresa especializada na prevenção de fraudes e responsável por cerca de 80% das análises feitas no comércio eletrônico, em 2013 foram pelo menos 300 mil tentativas de efetuar uma compra fraudulentas, ou seja, uma compra feita por uma pessoa que se apropriou do número do cartão de crédito de terceiros.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

E ainda que o consumidor não arque com nenhum prejuízo de uma transação ilícita, já que em toda fraude confirmada o comprador tem seu dinheiro estornado, sempre existe o desgaste e a dor de cabeça sofrida. Pra tentar evitar, veja abaixo alguns procedimentos básicos podem ser tomados para quem busca fazer compras pela internet.

1. Cartão de crédito – A grande maioria das vendas na internet é feita por cartão de crédito. Então, se a loja em questão não aceita a modalidade como pagamento, desconfie da existência da loja. Além disso, realizando a transação pelo cartão, o consumidor tem um prazo para reconhecer a veracidade da compra e pode solicitar o estorno. Em transferência bancária e boleto, não.

2. Fatura – É importante checar sua fatura com frequência, para descobrir se existe alguma compra feita indevidamente. Caso não seja identificada, a fraude pode se manter por meses. Qualquer dúvida sobre transações na fatura basta entrar em contato com a administradora do cartão.

Continua depois da publicidade

Em 2013 foram pelo menos 300 mil tentativas de efetuar uma compra fraudulentas (Foto: Luiz Torres/DL)

3. Inspecione seu e-mail – Quando fazemos o cadastro em uma loja online é normal a inclusão de um endereço de e-mail. Por isso, é comum chegar uma mensagem em sua caixa de entrada toda vez que uma compra for realizada. Se você não consegue conferir com regularidade a fatura do cartão de crédito, esta pode ser uma maneira de prevenção no caso do fraudador ter utilizado o seu próprio endereço de correi eletrônico.

4. Cuidado com as ligações – Em compras de alto risco na internet, isto é, produtos de valor elevado, é comum que as lojas liguem para confirmar alguns dados com o consumidor. Caso isso aconteça, verifique se é realmente a loja que está te ligando, confirmando os dados da transação efetuada. Apenas a loja tem esse tipo de dado.

Continua depois da publicidade

5. Desconto muito grande – Por ter uma grande concorrência, sempre há promoções com altos percentuais de desconto. De qualquer maneira, tome cuidado com lojas que oferecem valores muito abaixo da média ofertada, especialmente aqueles onde o dinheiro sai diretamente da conta, como boleto bancário e transferência.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software