Cotidiano

Cinco cidades da Baixada Santista conquistam selo "Município Verde Azul"

Com 90,35 pontos, Santos conquistou o 17º lugar - sua melhor colocação da história no ranking ambiental

Caroline Souza

Publicado em 29/08/2022 às 18:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Bertioga foi um dos cinco municípios da Baixada Santista que recebeu a certificação / Divulgação

Continua depois da publicidade

Santos, Bertioga, Guarujá, Praia Grande e Itanhaém conquistaram o selo “Município Verde Azul”, do Governo do Estado. O prêmio faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência e gestão em políticas públicas estratégicas para a preservação do meio ambiente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarujá recebe Circuito Pé na Areia

• Santos busca aderir a programa nacional de monitoramento de áreas

A premiação - referente ao ano de 2021 - aconteceu na última quarta-feira (24), na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, em São Paulo. A avaliação é feita a partir de uma série de metas que as localidades devem cumprir. São premiados os municípios que conquistam acima de 80 pontos.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Continua depois da publicidade

Com 90,35 pontos, Santos conquistou o 17º lugar - sua melhor colocação da história no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul. A cidade tirou nota máxima em três dos dez quesitos: Município Sustentável, Conselho Ambiental e Qualidade do Ar. O município subiu cinco posições com relação ao ranking ano passado, quando ficou na 22ª colocação.

Bertioga alcançou a 22ª posição no ranking estadual e ficou em 2º lugar na Baixada Santista. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Mylene Lyra, que representou o Município na certificação, “esse reconhecimento é um ganho para a cidade e mostra que Bertioga tem um olhar especial para o desenvolvimento sustentável, com atuação conjunta entre as secretarias”.

O município subiu 20 posições, saltando do 42º lugar no ranking 2020 para o 22º na atual premiação (referente ao ano de 2021). Ao todo, Bertioga conquistou 89,4 pontos. A cidade obteve nota máxima em dois quesitos: Conselho Ambiental e Estrutura e Educação Ambiental.

Continua depois da publicidade

Com 85,95 pontos, Guarujá conquistou o 3º lugar no PMVA da Baixada Santista e atingiu a sua maior nota na série histórica. No ranking classificatório, a cidade saltou do 68º para o 39º lugar. 

A premiação do Município Verde/Azul assegura que a Cidade está habilitada para receber verbas estaduais para mais investimentos e aplicação em políticas públicas de cunho sustentável. Nas diretivas Biodiversidade, Conselho Ambiental e Uso do Solo, Guarujá conquistou a nota máxima.

Praia Grande recebeu a certificação pela terceira vez consecutiva. O município subiu 19 posições e saltou da 67ª para a 48ª posição. Para o Secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Martins, esse título define o esforço de toda uma equipe. “Hoje alcançamos o 48º lugar, sendo a 4ª cidade da Baixada Santista e pontuamos 84.29, isso mostra que o município vem fazendo seu papel”. A cidade recebeu nota máxima em Conselho Ambiental e Uso do Solo.

Continua depois da publicidade

Itanhaém também foi reconhecida por sua eficiência e gestão em políticas públicas estratégicas para a preservação do meio ambiente. No entanto, o município caiu 51 posições com relação ao ranking anterior. Na edição passada, Itanhaém conquistou o 14º lugar (93,09 pontos), já neste ano, ficou na 65ª colocação (81,08 pontos).  

Assim como Praia Grande, Itanhaém recebeu nota máxima em Conselho Ambiental e Uso do Solo. 

As outras cidades da Baixada Santista não alcançaram receberam a certificação, pois não alcançaram o mínimo de 80 pontos. Mongaguá pontuou 60,43; São Vicente, 54,21; Cubatão 23,43 e Peruíbe 10,43.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software