O uso de máscara em ambientes abertos não é mais obrigatório desde final de outubro / Fernando Frazão/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
O prefeito Rogério Santos anunciou nesta quinta-feira (17) que Santos seguirá a decisão do governo do Estado e já liberou o uso de máscaras em ambientes fechados na Cidade.
"Depois de mais de dois anos e com o avanço da vacinação conseguimos o tão esperado momento de retirar as máscaras em ambientes internos. Já podemos deixar de lado este acessório também na Cidade, exceto no transporte público e hospitais. Momento de muita emoção e aguardado por todos!", afirmou o prefeito em suas redes sociais.
Continua depois da publicidade
A mesma medida foi adotada pelo prefeito Tiago Cervantes, em Itanhaém.
O chefe da Administração Municipal disse que "a desobrigação do uso de máscaras em ambientes internos é um avanço importante na luta contra a pandemia. Itanhaém, que é a cidade com maior percentual de pessoas com ciclo vacinal iniciado na região, com 102,75%, seguirá o decreto estadual. Continuaremos o trabalho de prevenção e controle da pandemia em Itanhaém com seriedade e responsabilidade".
Continua depois da publicidade
O uso do item segue obrigatório no transporte público e unidades hospitalares e de saúde da Cidade.
Em Bertioga, o prefeito Caio Matheus também falou em dia histórico e seguiu o Plano SP.
"Com a queda nos índices da Covid-19 e o avanço da vacinação, após dois anos, o uso de máscara em ambientes fechados deixa de ser obrigatório! Lembrando que o uso de máscara continua valendo em hospitais, estabelecimentos públicos de saúde e no transporte coletivo. Emoção, alívio e esperança em dias melhores!", disse.
Continua depois da publicidade
A mesma medida foi adotada na cidade de Peruíbe.
Em Guarujá, o Comitê de Enfrentamento à Pandemia irá se reunir nesta sexta-feira (18) pra discutir o tema.
A Prefeitura de Mongaguá informa que o seu Comitê de Combate à Pandemia também analisará a situação e as possíveis providências acerca do assunto.
Continua depois da publicidade
Estado
O governador João Doria (PSDB) anunciou a decisão durante o programa "Brasil Urgente" (Band), do apresentador José Luiz Datena, pré-candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo PSDB em São Paulo.
A medida será publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quinta, com efeito imediato. Com isso, o uso de máscara não será mais exigido em locais fechados no estado.
Continua depois da publicidade
Esta matéria será atualizada assim que as demais prefeituras da Baixada Santista se posicionarem sobre o uso de máscaras em locais fechados.