Cotidiano

Cidade não registra morte de ciclista no primeiro semestre

Nenhuma morte de ciclista foi registrada em Santos no primeiro semestre deste ano. É o que aponta o relatório de acidentes, desenvolvido pela CET.

Publicado em 12/11/2013 às 11:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Nenhuma morte de ciclista foi registrada em Santos no primeiro semestre deste ano. É o que aponta o relatório de acidentes, desenvolvido pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). De janeiro a junho de 2011, cinco óbitos foram registrados; no mesmo período do ano passado, foram duas ocorrências fatais. O levantamento, cuja fonte são os boletins de ocorrência da Polícia Militar, também apontou redução dos acidentes com gravidade no comparativo semestral: foram quatro em 2011, seis em 2012 e três neste ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os números animadores são resultado de ações educativas, engenharia de tráfego, monitoramento e fiscalização realizados pela CET. “A meta do semestre foi alcançada. Os resultados são bons e permaneceremos nesse foco para que eles sejam permanentes”, disse o presidente da emprresa, Antônio Carlos Silva Gonçalves.

Continua depois da publicidade

Os números animadores são resultado de ações educativas, engenharia de tráfego, monitoramento e fiscalização realizados pela CET

A construção de ciclovias contribuiu para a queda de ocorrências. Atualmente há 31,6 quilômetros de pistas exclusivas para os ciclistas. Locais com grande tráfego de bicicletas, como as avenidas da praia, Francisco Glicério, Afonso Pena, Martins Fontes, Cláudio Luiz da Costa/Waldemar Leão, Ana Costa e Pinheiro Machado já contam com os espaços exclusivos para as bikes.

Continua depois da publicidade

Ações de orientação e fiscalização aos ciclistas também ajudaram para reduzir o número de vítimas. Desde 2007 a CET, Guarda Municipal e Polícia Militar realizam blitze para coibir abusos no trânsito. Os ciclistas são orientados e, na reincidência, têm seus veículos apreendidos por desrespeitar as principais regras de trânsito. Para reaver as bicicletas, os proprietários têm a opção de participar de curso gratuito na sede da Companhia.

“Zerar a morte de ciclistas no trânsito é uma conquista muito grande, estamos festejando. Além de ter uma rede de ciclovias, a CET realiza um trabalho educativo importante junto aos condutores de bicicletas, em parceria com a Associação Brasileira de Ciclistas”, disse o presidente da entidade, Jessé Félix. 

Foto: Tadeu Nascimento

Continua depois da publicidade

 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software