Cotidiano

Cidade do Litoral de SP terá usina que vai tornar a água do mar potável; saiba onde

Parceria da Sabesp com a prefeitura, o projeto vem para dar fim a um antigo problema do município

Folhapress

Publicado em 26/06/2024 às 13:01

Atualizado em 26/06/2024 às 13:03

Comentar:

Compartilhe:

A cidade de Ilhabela, no Litoral Norte de SP, vai tornar a água do mar em potável / Divulgação/Prefeitura de Ilhabela

A cidade de Ilhabela, no Litoral Norte de SP, vai tornar o mar que a rodeia em uma fonte de água potável. A partir do ano de 2026, aproximadamente 8 mil moradores dos pontos mais remotos da cidade terão acesso a água tratada a partir de uma usina dessalinizadora. Esta será a terceira do tipo no país, e a primeira no estado de São Paulo, e irá retirar sal e outros minerais impróprios para consumo humano.

Parceria da Sabesp com a prefeitura, o projeto vem para dar fim a um antigo problema de Ilhabela, que tem um dos piores acessos a abastecimento adequado em todo o estado paulista. De acordo com dados do Instituto Água e Saneamento, somente 69,96% da população da ilha é atendida por serviços de abastecimento, enquanto a média do estado é de 96,6%.

Sobre a usina

A usina será construída nas margens do Ribeirão Água Branca, próximo à Balsa que liga Ilhabela a São Sebastião. Lá, a água é salobra —meio termo entre doce e salgada, mas ainda inadequada para consumo humano—, porque há um ponto de intersecção do mar com a bacia de água doce que banha o Ribeirão.

Serão produzidos até 30 litros de água potável por segundo, de acordo com a Sabesp, um aumento em 22% da oferta de abastecimento da cidade. O investimento previsto é da ordem de R$ 60 milhões, segundo informado pelo prefeito Toninho Colucci (PL).

A medida permite "atender os clientes mesmo na alta temporada, quando a população cresce de forma exponencial", afirma a companhia.

Sem água

Na época de férias, é comum que partes de Ilhabela fiquem sem abastecimento, tanto pela força das chuvas de verão que afetam a captação de água das cachoeiras como pela demanda de turistas que lá desembarcam. A cidade abriga 35 mil pessoas, número que chega a triplicar na alta temporada.

A usina de Ilhabela, segundo informou a Sabesp, será abastecida de forma híbrida, com energia fornecida pela concessionária Neoenergia e por painéis fotovoltaicos instalados na planta.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá altera local do show do cantor Ferrugem; saiba onde será

Motivo se dá por conta das previsões de ressaca marítima

Santos

Mais um trecho será interditado em Santos, por conta das obras do VLT; saiba qual

Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) orienta os motoristas a utilizarem o aplicativo de mobilidade Waze

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter