Cotidiano
Guarujá deve receber mais de 1,5 milhão de turistas, que poderão curtir os fogos de artifício em três pontos diferentes da Cidade
Queima de fogos de Guarujá terá três pontos e 20 minutos de duração / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A virada do ano em Guarujá promete ser uma das maiores de do Litoral de São Paulo. A cidade terá um espetáculo de luzes e cores para encantar moradores e visitantes na virada do ano, de terça (31) para quarta-feira (1º). Promovida pela Prefeitura, a queima de fogos terá 20 minutos de duração, celebrando a chegada de 2025 em grande estilo.
A atração é esperada por mais de 1,5 milhão de pessoas que passam o Réveillon na Pérola do Atlântico e será o ponto alto das comemorações. Os fogos poderão ser apreciados em três locais estratégicos do Município: no Mirante da Campina, localizado no Morro da Campina – que divide as praias da Enseada e Pitangueiras; no Mirante das Galhetas, com vista privilegiada para a Praia do Tombo/Bandeira Azul; e na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho.
Continua depois da publicidade
Guarujá é um dos principais destinos turísticos do País, com 27 praias em 22 quilômetros de orla. Guarujá possui ainda a maior rede hoteleira da Baixada Santista e disponibiliza um leque de opções para o turista, com atividades de sol e praia, ecoturismo, visita ao patrimônio histórico, esportes radicais e náuticos, beach clubs, restaurantes de alta gastronomia e quiosques.
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista (SinHores) aponta que a ocupação dos leitos em hotéis reflete o grande fluxo de viajantes esperado no Município. Para o Natal, a expectativa é de atingir 90% de ocupação. Já no Réveillon, muitos devem operar com lotação máxima.
Continua depois da publicidade
A Cidade possui a maior oferta de leitos na Região, com quase 11 mil leitos. Ao todo, são 159 meios de hospedagem distribuídos pela Pérola do Atlântico, sendo 51 hotéis, 95 pousadas, 11 hostels e, ainda, dois resorts, os únicos disponíveis na Baixada Santista.
Guarujá recebeu o reforço de 444 policiais para a Operação Verão 2024/2025, sendo o município da Baixada Santista com maior contingente. O efetivo foi recepcionado no Teatro Procópio Ferreira, na tarde desta terça-feira (17). Os policiais vão atuar até a primeira semana de fevereiro nos locais de grande fluxo e nas áreas de interesse estratégico da Secretaria de Segurança Pública do Estado, para garantir a segurança de munícipes e turistas na temporada.
A operação faz parte de um convênio firmado entre e a Prefeitura e a Secretaria Estadual da Segurança Pública, que tem por objetivo a junção de esforços e a cooperação técnica para a realização de ações policiais no Município. O convênio envolve a estrutura dos alojamentos, fornecimento de alimentação, apoio técnico e operacional para o desempenho das atividades.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura investe de R$ 4,4 milhões anualmente em recursos municipais para o apoio às forças policiais estaduais em suas atividades de segurança. A Cidade conta também com 600 policiais militares (PMs) da Operação Delegada com o emprego de PMs em horário de folga, fardados e munidos do equipamento de proteção individual, que atuam em escala especial.
Nas praias, a Cidade terá 100 guarda-vidas temporários, sendo 50 contratados pelo Município (GVT) e outros 50 contratos pelo Estado (GVTD).
Na madrugada da virada do ano, o Município terá uma ampliação de 55% do efetivo de trabalhadores da limpeza urbana, com 700 profissionais atuando em um Plano de Contingência. A operação começará no dia 1º de janeiro de 2025, às 2 horas da manhã, e segue até a conclusão dos trabalhos. A equipe será composta por motoristas, coletores e varredores, além de caminhões compactadores e trucados, tratores, retroescavadeiras e pás carregadeiras.
Continua depois da publicidade