Cotidiano

Cidade do litoral de SP tem regras para o turismo e intensifica a fiscalização; confira

As equipes de fiscalização já estão nas ruas, com abordagens realizadas em diversas praias e pontos turísticos da cidade

Fábio Rocha

Publicado em 28/12/2024 às 19:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A medida ocorre em um período de alta temporada, com a chegada do verão e das festas de final de ano / Divulgação/PMI

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Ilhabela, localizada no litoral de São Paulo, está intensificando as ações de conscientização e fiscalização para o turismo, com o objetivo de garantir o equilíbrio entre a grande demanda de visitantes e a preservação ambiental da cidade. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A medida ocorre em um período de alta temporada, com a chegada do verão e das festas de final de ano, quando o município, conhecido por suas belezas naturais, recebe um grande número de turistas. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do litoral de SP aumenta fiscalização contra caixa de som e bicicletas; veja

• Temporada de verão no Litoral de SP terá fiscalização intensificada; entenda

• Cidade do Litoral de SP intensifica fiscalização a 'ambulantes' durante verão

Para lidar com o fluxo crescente de pessoas, a administração local, por meio da Secretaria de Mobilidade e Segurança, têm buscado maneiras de proteger os recursos naturais e oferecer um ambiente mais seguro e sustentável.

As ações de fiscalização têm como base a Lei Municipal 1224/2017 e abrangem uma série de medidas para regular comportamentos como acampamentos em praias e logradouros públicos, o uso de churrasqueiras, o estacionamento em locais inadequados e a presença de animais em praias e trilhas. 

Continua depois da publicidade

As equipes de fiscalização já estão nas ruas, com abordagens realizadas em diversas praias e pontos turísticos da cidade. Para garantir o cumprimento das normas, a Prefeitura conta com o apoio da Polícia Militar, que realiza a Atividade Delegada.

Regras

Entre as principais regras estabelecidas, destaca-se a proibição de som alto nas praias, visando preservar a tranquilidade dos visitantes e moradores locais. 

Além disso, o uso de churrasqueiras está proibido para evitar a degradação das praias e garantir a segurança e a limpeza das áreas de lazer. 

Continua depois da publicidade

Acampar em áreas públicas também é uma prática vedada, uma vez que pode gerar impactos negativos ao meio ambiente e comprometer a limpeza das praias e espaços públicos.

Outras medidas incluem a restrição de animais em praias e trilhas, para proteger a fauna local e evitar riscos à saúde pública, além da proibição de estacionamento inadequado em vias públicas. 

Outra ação importante é a proibição de fogos de artifício com estampidos, a fim de reduzir os impactos ambientais e o estresse nos animais e nas pessoas. 
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software