A região urbana de Cubatão está com a qualidade do ar moderada / DANIEL VILLAÇA/DIÁRIO DO LITORAL
Continua depois da publicidade
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) declarou estado de atenção para a qualidade do ar em Cubatão na última sexta-feira (26). O aviso atinge a região da Vila Parisi, que teve variações de classificações entre ruim e muito ruim no último final de semana.
Segundo a Cetesb, a qualidade ocorre em decorrência do alto volume de material particulado (MP10) e por consequência das condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão de poluentes.
Continua depois da publicidade
É recomendado que pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças evitem esforço físico pesado ao ar livre. O restante da população também deve limitar esforços.
A região urbana de Cubatão está com a qualidade do ar moderada. Dessa forma, pessoas com doenças respiratórias podem apresentar tosse seca e cansaço.
Continua depois da publicidade
Uma terceira estação, no Vale do Mogi, está com classificação moderada depois de ter ficado como ruim. Pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças podem ter sintomas agravados, já a população em geral pode apresentar ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço.
A Cetesb afirma que a Agência Ambiental de Cubatão possui um plano especifico para essas situações e medidas já estão sendo tomadas.
A Prefeitura de Cubatão explica que está acompanhando de perto os relatórios de qualidade do ar enviados pela Cetesb. Também afirma que não há relatos de impacto na qualidade do ar na área urbana, sendo o índice restrito a área industrial por conta do material particulado no ar.
Continua depois da publicidade
O órgão destacou que o recorte não deve ser usado como parâmetro único, podendo variar de acordo com o clima, quantidade de caminhões e veículos trafegando.
Continua depois da publicidade