Cotidiano

Cidade do litoral de SP recebe festival de cinema feito por mulheres

Evento gratuito exibirá sessões de filmes, bate-papo e oficinas

Da Reportagem

Publicado em 26/09/2024 às 16:37

Compartilhe:

A abertura acontece no sábado (28) às 19h no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro, Santos) / Pexels

A Mostra das Minas, evento de cinema criado em 2016 na Baixada Santista, com o objetivo de dar visibilidade e protagonismo às produções audiovisuais feitas exclusivamente por mulheres, acontece neste fim de semana.

A edição 2024 marca oito anos de existência do festival. Foram selecionados dez curtas-metragens, incluindo duas animações, três documentários e cinco ficções, assinados por diretoras de várias regiões do Brasil. Além disso, haverá a exibição de um longa-metragem e duas atividades formativas.

“Somos uma janela no mundo audiovisual. Queremos criar um lugar seguro que,cada vez mais, gera reflexão no público. Vamos quebrar a ideia - que, embora tenha melhorado, ainda existe - de que a mulher só pode fazer filmes de uma maneira. Existe de tudo! Vários gêneros e possibilidades. Vamos discutir, compartilhar e trocar experiências”, afirma Iasmin Alvarez, diretora geral.

A abertura acontece no sábado (28) às 19h no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro, Santos). Na primeira sessão de curtas, serão exibidos:‘Casulo’, ‘Terra Livre (?)’, ‘Qual é, Broto?’,’Quando o Amor Não Respira’ e ‘Sinais Vermelhos’. Em seguida, às 20h50, a segunda sessão apresentará as obras ‘Cida.

Tem Duas Sílabas, ‘NALUA’, ‘Maré Braba’, ‘Procreare’ e ‘Pedagogias da Navalha’. Haverá um bate-papo com as realizadoras dos filmes, com mediação de Thays Vilar, às 22h05. A atividade terá uma intérprete de libras.

No domingo (29) a programação estará concentrada no Museu da Imagem e do Som de Santos - MISS (Avenida Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias,Santos).

A oficina ‘Autonomia Sonora’ começa às 14h, conduzida por Amanda Gasparetto. A educadora abordará sobre produção de sonoplastia e efeitos sonoros. Será um espaço de compartilhamento de práticas e conceitos iniciais na área musical, com foco na escuta ativa e manipulação de sons com recursos gratuitos. Não é preciso ter nenhum conhecimento prévio para participar É necessário realizar inscrição no site.

Já às 16h30, é a vez da oficina ‘Da Literatura ao Cinema’. Madeleine Alves irá despertar o interesse dos participantes sobre o procedimento de adaptação das obras, destacando diferenças entre as linguagens, estruturas narrativas, criação e formatação de roteiros cinematográficos e tipos de adaptações. Qualquer pessoa interessada a partir de 16 anos pode participar. Há 40 vagas disponíveis. É necessário realizar inscrição no site.

O longa-metragem ‘Slam - Voz de levante’, de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, será exibido às 19h. O encerramento será realizado no Guaiaó Bar (Rua Prudente de Moraes, 92 - Vila Matias - Santos/SP). Haverá venda de comidas e bebidas. O público poderá conferir, também, videoclipes dirigidos por mulheres e que foram destacados em edições anteriores. A DJ Raquel Pellegrini promete animar com uma playlist diversa.

Cenário Audiovisual

Embora o mercado cinematográfico tenha dado mais atenção às questões de gênero e etnia nos últimos anos, o número de mulheres diretoras ainda é muito menor em comparação aos homens, especialmente os homens cis brancos.

De acordo com o Center for the Study of Women in Television & Film da San Diego State University, dentre 250 filmes de maior bilheteria de 2022, somente 24% contavam com mulheres nos principais postos de produção – diretoras, roteiristas,
produtoras, editoras e cinegrafistas.

No Brasil, um estudo da Ancine revelou que apenas 17% dos filmes comerciais foram dirigidos por mulheres, e 21% dos roteiros foram escritos por elas, sem considerar recortes étnicos. Programação pode ser acessada através do site oficial do evento.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia escondida entre montanhas com vista fantástica; conheça

O Diário do Litoral te mostra uma opção perfeita para um dia de sol

Diário Mais

Conheça a ferrovia que impulsionou a economia nacional e ficava no litoral de SP

Além de impulsionar a economia, a ferrovia teve grande impacto na ocupação e urbanização de cidades ao longo do seu trajeto

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter