Os novos automóveis possuem a tecnologia Euro 6 / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Santos incorporou trinta e dois novos ônibus (sendo trinta do modelo convencional e dois micro-ônibus) ao seu serviço municipal de transporte coletivo. A adição faz parte do processo contínuo de renovação da frota, que hoje é composta por 224 coletivos.
Os novos automóveis possuem a tecnologia Euro 6, famosa por contribuir para a melhoria da qualidade de ar, reduzindo a emissão de poluentes. A cidade possui agora o total de 33 coletivos com a tecnologia inovadora em sua frota.
Continua depois da publicidade
A operação também reduz a idade média da frota municipal de 4,17 anos para 3,26 anos, tornando-se uma das mais baixas do país. Atualmente, a média nacional é de pouco mais de 6 anos.
A grande novidade dos carros entregues é a tecnologia Euro 6, que reduz em cerca de 97% o nível de resíduos dispensados no ar. O secretário de Governo Fábio Ferraz participou da vistoria de 10 dos novos veículos e destacou as outras tecnologias inovadoras já presentes no transporte municipal de Santos, como o aplicativo Quanto Tempo Falta e a biometria facial.
Continua depois da publicidade
Além disso, os novos coletivos também possuem um dispositivo a mais, comandado de forma eletrônica, que atua no cano de descarga do equipamento, com grande redução de emissão de gases poluentes.
Os 32 novos veículos também são dotados de Telemetria, tecnologia que permite o acompanhamento em tempo real de como o veículo está sendo conduzido, visando uma maior segurança e qualidade na prestação de serviços. Com a tecnologia, que já está presente em 100% da frota, ainda é possível prevenir ocorrências mecânicas.
Algumas outras tecnologias presentes na frota são ar-condicionado, bancos estofados, suspensão, amortecedores e barra estabilizadora, acessibilidade PCD, entre outros.
Continua depois da publicidade