Cotidiano

Cidade do litoral de SP quer autorizar motoqueiros a 'darem grau'; entenda

Projeto de lei visa permitir a pratica da modalidade no município e foi aprovado pela Câmara no último dia 6

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 12/11/2024 às 15:37

Atualizado em 12/11/2024 às 15:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A justificativa para o projeto é de reconhecer e regulamentar a prática do / Márcio Ribeiro

Continua depois da publicidade

"Fica reconhecida a prática do "Stunt" ou "Grau" como modalidade esportiva de motociclismo no município de Peruíbe". Esse trecho faz parte do Projeto de Lei (PL) 101/2024, de autoria do vereador João Pedro de Lara (Avante), aprovado pela Câmara do Município na última quarta-feira (6).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A modalidade consiste na realização de manobras e acrobacias de solo sobre duas ou uma roda, em movimentos conhecidos pelos praticantes como "Grau", "RL" ou "Bob`s", dentre outras reconhecidas e aprovadas pela respectiva federação esportiva nacional.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Avião 'dá grau', empina em pista de pouso e assusta passageiros; veja

• PM é flagrado 'dando grau' em moto, cai e acerta companheiro em Mongaguá

• Túnel de Santos é palco para 'grau' de motos

Ainda de acordo com o teor do PL, a prática fica proibida nas vias públicas onde haja tráfego de veículos e/ou de pedestres, sob pena de caracterização da infração de trânsito prevista no art. 244, inciso III, do Código Brasileiro de Trânsito, mas há um porém:  "Os eventos esportivos em questão poderão ser realizados em vias e logradouros públicos desde que autorizados pelo Poder Público competente".

A justificativa para o projeto é de reconhecer e regulamentar a prática do "Stunt" ou "Grau" como uma modalidade esportiva de motociclismo no município de Peruíbe, pois, segundo o argumento, esta prática tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o país, especialmente entre os jovens. A ausência de regulamentação específica, porém, coloca tanto os praticantes quanto a população em risco.

Continua depois da publicidade

"Ao reconhecer o "Stunt" ou "Grau" como uma modalidade esportiva, o município promove a valorização desta prática como atividade recreativa e esportiva, criando um ambiente seguro e regulamentado para sua realização. Isso contribui para a inclusão social e a promoção de um estilo de vida saudável entre os jovens, afastando-os de práticas ilegais e perigosas nas vias públicas", diz trecho do projeto.

O vereador João Pedro de Lara (Avante) foi reeleito como vereador e estará na Câmara no próximo mandato. Ele disse que é contra a prática em vias públicas e os escapamentos barulhentos que ferem a lei do silêncio.

 "É importante acrescentar que a minha intenção é a regulamentação, incentivar eventos, campeonatos e torneios nas baixas temporadas, fomentando a nossa rede hoteleira e comércio geral", justifica.

Continua depois da publicidade

O parlamentar diz ainda que "o reconhecimento possibilita a criação de espaços específicos para a realização das acrobacias, bem como a organização de eventos oficiais, que podem atrair turismo e fomentar a economia local".

Prefeito vai vetar

Embora o projeto tenha sido criado e aprovado, o prefeito Luiz Maurício vai vetar o projeto de lei, de acordo com o apurado pela Reportagem.

"Vamos manter a ordem na Cidade, fiscalizando e tomando medidas judiciais contra quem fizer algazarra na cidade", disse Luiz Maurício.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que a cidade de Peruíbe teve muitos atos de baderna no último verão, com registros de rachas e até um carro de bombeiro foi alvo de desrespeito, conforme noticiou o Diário do Litoral.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software