Cotidiano

Cidade do Litoral de SP intensifica fiscalização a 'ambulantes' durante verão

Comércio irregular estará na mira da Prefeitura de Itanhaém, que pretende assegurar uma ocupação ordenada dos espaço públicos

Luana Fernandes

Publicado em 17/12/2024 às 16:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Faixa de areia das praias é um dos pontos estratégicos da operação / Divulgação/PMI

Continua depois da publicidade

A temporada de verão em Itanhaém contará com uma força-tarefa para intensificar o combate ao comércio irregular. O objetivo é coibir práticas ilegais e assegurar uma ocupação ordenada dos espaços públicos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa reúne as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trânsito e Segurança, Planejamento e Meio Ambiente, Turismo e Serviços e Urbanização, além de contar com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Comerciante é uma das primeiras empreendedoras em Itanhaém

• Convento Nossa Senhora da Conceição ganha iluminação especial em Itanhaém

• Câmara aprova novas leis sobre zoneamento urbano em Itanhaém

A fiscalização será intensificada em pontos estratégicos, como a faixa de areia das praias, praças e outros locais de grande circulação. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Pierre Musacchio, destacou os impactos negativos do comércio irregular para o município.

"Comerciantes irregulares não pagam impostos, o que reduz a arrecadação municipal destinada a investimentos em infraestrutura, serviços públicos e turismo. Além disso, essa prática configura concorrência desleal com os empresários que atuam de forma regular", ressaltou.

Continua depois da publicidade

Além do impacto fiscal, o comércio irregular também afeta diretamente a economia local. Segundo a Prefeitura de Itanhaém, muitos dos comerciantes irregulares não têm vínculos com o município, o que significa que o dinheiro arrecadado não circula no comércio formal nem contribui para o fortalecimento dos serviços da cidade.

A força-tarefa realizará ações diárias com o apoio de fiscais de comércio, guardas municipais e policiais militares. A medida visa garantir que o ordenamento público e a segurança sejam mantidos, promovendo um ambiente propício para moradores e turistas desfrutarem da cidade de forma organizada e segura.

A população pode colaborar com a Prefeitura denunciando comércio irregular pelos telefones: (13) 3421-1800 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e 153 (Guarda Civil Municipal).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software