31 de Outubro de 2024 • 02:19
o ranking do Ministério da Saúde considerou Cubatão a melhor cidade da Baixada Santista / Reprodução/Prefeitura de Cubatão
Relativo ao segundo quadrimestre de 2024 (maio-agosto), o ranking do Ministério da Saúde considerou Cubatão a melhor cidade da Baixada Santista em desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS), chegando a 366.67 pontos.
Santos, com 354.10 pontos, ficou em segundo lugar e também conquistou a faixa verde do ranking, com Índice Sintético Final (ISF), respectivamente, de 7.59 e 7.54. O ranking pode ser consultado aqui.
O ISF é dividido em quatro faixas de cor, sendo vermelho (menor que 4.0), amarelo (entre 4.0 e 6.9), verde (entre 7.0 e 9.0) e azul (maior que 9), e é formado por sete indicadores, entre eles o número de consultas pré-natal por gestante, proporção de gestantes que realizaram exames de HIV/sífilis e índices de vacinação em crianças de até 1 ano de idade.
No segundo quadrimestre do ano, a cidade de Cubatão alcançou 87% da cobertura da vacinação infantil, marca acima da registrada no período anterior, que era de 83%. O índice se refere às vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo B e poliomielite inativada.
Cubatão se encontra na faixa azul em dois dos três índices relacionados à saúde das gestantes, sendo a proporção de gestantes com seis consultas de pré-natal (47%, igual ao período anterior) e proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado (60%, acima do nível anterior de 53%).
Já a proporção de gestantes que realizaram exames para sífilis e HIV está em 48%, ainda na faixa verde mas acima do ranking anterior, de 44%.
Entre as metas do Plano de Ação, lançado em fevereiro de 2023, estava a ampliação dos indicadores relativos ao pré-natal, exames de HIV e hepatites em gestantes, atendimento odontológico a gestantes e ampliação da cobertura vacinal de crianças. Na época, o município apresentava índices nas faixas laranja e vermelha.
Diário Mais
Artesãos de diferentes regiões expõem suas peças, que variam desde esculturas e pinturas a móveis, acessórios e artefatos decorativos
Diário Mais
A China é a detentora de toda a tecnologia e do projeto