Continua depois da publicidade
O programa Biblioteca Cidadã chega a sua 10ª edição com o objetivo de incentivar atividades disponibilizando aos cidadãos serviços gratuitos. A ação prestará atendimento de terça (23) a sexta-feira (26), das 9 às 17 horas, na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, localizada na Avenida Atlântica, 1516, na comunidade Cidade Atlântica - Enseada. O Projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Cartório de Registro Civil da Cidade.
O coordenador das Bibliotecas Públicas de Guarujá e do Projeto, Pedro Menezes do Nascimento, conta que o serviço começou em 2009 e sempre foi gratuito. Segundo ele, além de emissão de certidões, o Biblioteca Cidadã contempla ainda alterações de sobrenomes maternos ou paternos no registro dos filhos, orientações, registro tardio (aqueles que não possuem certidão de nascimento) e retificação de registro civil (correção de erros em certidões).
Continua depois da publicidade
“Serão quatro dias com atendimento cartorário. Atendemos pessoas com documentos tanto de Guarujá, como do resto do País. O Cartório oferecerá aos munícipes: emissão de documentos como certidões de nascimento e casamento (regularização das convivências em união estável); e 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito. Completando as ações o órgão emitirá também reconhecimento espontâneo de filhos e pais.”, explicou Nascimento.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretária da Educação, Priscilla Bonini, o projeto vem se destacando em cada edição levando serviços gratuitos prestados pelo cartório, com campanha de doações de livros nos bairros e conscientização nas escolas da importância do ato de ler e de doar livros. A população também recebeu orientações sobre seus direitos e procedimentos necessários para regularizar sua situação. "O sucesso foi tão grande desta ação, que mais edições virão pela frente, sempre com o objetivo de levar cidadania à população mais carente”, conta a secretária.
De acordo com o coordenador, em conjunto com a Biblioteca Cidadã, haverá também o Projeto Reciclando, com palestras de instrução às crianças através da Secretaria de Meio Ambiente. “Será uma série de atividades para beneficiar o cidadão. A Semam também participa do projeto, ensinando que nem tudo é lixo, e que isso pode se tornar fonte de renda. O objetivo é integrar a sociedade ao cartório e a biblioteca”, esclarece.
O Centro de Cidadania colabora nesta edição, disponibilizando mais serviços à população. “São 35 itens de prestação de serviço, como cartão do SUS e credenciamento de idosos, além da emissão de carteira de trabalho”, disse o diretor do Centro, Rogério da Silva Oliveira. A ação acontece por meio da Secretaria de Coordenação Governamental.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade