Cotidiano

Cidade Atlântica recebe o Projeto Biblioteca Cidadã

Disponibilizando emissão de documentos sem custo à população, o programa já atendeu diversos os bairros de Guarujá, desde 2009

Publicado em 19/06/2015 às 16:33

Compartilhe:

O programa Biblioteca Cidadã chega a sua 10ª edição com o objetivo de incentivar atividades disponibilizando aos cidadãos serviços gratuitos. A ação prestará atendimento de terça (23) a sexta-feira (26), das 9 às 17 horas, na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, localizada na Avenida Atlântica, 1516, na comunidade Cidade Atlântica - Enseada. O Projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Cartório de Registro Civil da Cidade.

O coordenador das Bibliotecas Públicas de Guarujá e do Projeto, Pedro Menezes do Nascimento, conta que o serviço começou em 2009 e sempre foi gratuito. Segundo ele, além de emissão de certidões, o Biblioteca Cidadã contempla ainda alterações de sobrenomes maternos ou paternos no registro dos filhos, orientações, registro tardio (aqueles que não possuem certidão de nascimento) e retificação de registro civil (correção de erros em certidões).

“Serão quatro dias com atendimento cartorário. Atendemos pessoas com documentos tanto de Guarujá, como do resto do País. O Cartório oferecerá aos munícipes: emissão de documentos como certidões de nascimento e casamento (regularização das convivências em união estável); e 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito. Completando as ações o órgão emitirá também reconhecimento espontâneo de filhos e pais.”, explicou Nascimento.

Disponibilizando emissão de documentos sem custo à população, o programa já atendeu diversos os bairros de Guarujá, desde 2009 (Foto: Divulgação/PMG)

Segundo a Secretária da Educação, Priscilla Bonini, o projeto vem se destacando em cada edição levando serviços gratuitos prestados pelo cartório, com campanha de doações de livros nos bairros e conscientização nas escolas da importância do ato de ler e de doar livros. A população também recebeu orientações sobre seus direitos e procedimentos necessários para regularizar sua situação. "O sucesso foi tão grande desta ação, que mais edições virão pela frente, sempre com o objetivo de levar cidadania à população mais carente”, conta a secretária.

De acordo com o coordenador, em conjunto com a Biblioteca Cidadã, haverá também o Projeto Reciclando, com palestras de instrução às crianças através da Secretaria de Meio Ambiente. “Será uma série de atividades para beneficiar o cidadão. A Semam também participa do projeto, ensinando que nem tudo é lixo, e que isso pode se tornar fonte de renda. O objetivo é integrar a sociedade ao cartório e a biblioteca”, esclarece.

O Centro de Cidadania colabora nesta edição, disponibilizando mais serviços à população. “São 35 itens de prestação de serviço, como cartão do SUS e credenciamento de idosos, além da emissão de carteira de trabalho”, disse o diretor do Centro, Rogério da Silva Oliveira. A ação acontece por meio da Secretaria de Coordenação Governamental.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mais barato na feira desta semana: conheça os benefícios do repolho roxo

Vegetal pertencente à família Brassicaceae possui uma série de ótimas composições para o corpo humano

Cotidiano

Fórum 'Observatório das Metrópoles nas Eleições' será nesta quinta (19); veja detalhes

Evento será aberto pela Conferência com a reitora da Universidade Federal de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter