Cotidiano
Embora o deslocamento interno tenha sido o principal argumento para sua implantação, é impossível negar que o lazer e a prática de atividades físicas se tornaram o grande charme da ciclovia
Com vista para o mar e a faixa de areia, o percurso é cercado por quiosques, restaurantes e uma urbanização que inclui coqueiros e outras espécies de vegetação / Divulgação
Continua depois da publicidade
Também chamada de Miami brasileira por um ator famoso, a cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, também é a casa da maior ciclovia a beira-mar de todo o Brasil
Emancipada em 1967, a orla de 22,5 quilômetros começou a receber o trecho exclusivo para bicicletas em 1993. Naturalmente, ela acompanha a mesma extensão da praia e do calçadão praiagrandense.
Continua depois da publicidade
Embora o deslocamento interno tenha sido o principal argumento para sua implantação, é impossível negar que o lazer e a prática de atividades físicas se tornaram o grande charme da ciclovia.
Com vista para o mar e a faixa de areia, o percurso é cercado por quiosques, restaurantes e uma urbanização que inclui coqueiros e outras espécies de vegetação.
Continua depois da publicidade
O impacto da ciclovia na cidade vai muito além do bem-estar e do entretenimento dos moradores. Segundo especialistas em economia, o equipamento ajudou a atrair novos moradores e empreendimentos para a região.
Assim, não é exagero dizer que as obras no local acompanharam o crescimento de outros setores da cidade.
De modo geral, Praia Grande investiu no modelo em outros bairros e regiões, totalizando cerca de 100 quilômetros de ciclovias.
Continua depois da publicidade