Cotidiano

CIA vai reduzir à metade as bases secretas no Afeganistão

No total, as forças norte-americanas no Afeganistão devem passar dos 66 mil militares para 32 mil até ao mês de fevereiro de 2014

Publicado em 24/07/2013 às 15:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) iniciou a desmontagem de pelo menos seis bases mantidas no Afeganistão. A retirada gradual das forças norte-americanas do país até ao fim de 2014 foi divulgada hoje e segue os mesmos padrões estabelecidos pelo Exército americano, que está fechando instalações militares no país.

A expectativa da CIA é reduzir pela metade, até o final deste ano, as 12 bases mantidas no país. Integrantes da organização afirmaram que a maioria dos agentes que se encontram nas áreas secretas vai ser distribuída pelas bases de Cabul, Bagram e Kandahar, no Sul, Mazar-i-Sharif, no Norte, Jalalabad, no Leste, e Herat, a Oeste do Afeganistão.

A base de Jalalabad é usada pela agência para operar os aviões não tripulados (drones) contra as zonas tribais no Paquistão, onde se verifica o apoio mais efetivo às células da rede terrorista Al Qaeda.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A CIA iniciou a desmontagem de pelo menos seis bases mantidas no Afeganistão (Foto: Divulgação)

No total, as forças norte-americanas no Afeganistão devem passar dos 66 mil militares para 32 mil até ao mês de fevereiro de 2014.

Os Estados Unidos deverão manter 10 mil homens para missões de formação do Exército afegão e para operações antiterroristas, apesar das negociações com o governo afegão sobre este assunto se encontrarem bloqueadas desde junho.

A diminuição do contingente da CIA está enquadrada no programa de redução total do efetivo porque a atividade no país é considerada desproporcional, já que as atividades da Al Qaeda no Afeganistão baixaram de intensidade, depois de transferidas para o Paquistão.

O diretor da CIA John Brennan quer voltar às missões tradicionais de busca de informações, após uma década de envolvimento na guerra contra o terrorismo no Iraque e no Afeganistão.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software