Continua depois da publicidade
Chuva, moto e trilhos do bonde. Não raro, essa soma costuma resultar em derrapadas dos motociclistas e em acidentes, muitas vezes não registrados pela Polícia Militar ou pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Nesta terça-feira (25), em um espaço de cinco minutos, dois motoqueiros derraparam no mesmo trecho da Rua General Câmara, no Centro, por volta do meio-dia. Ambos se machucaram, mas sem muita gravidade, e suas quedas não chegaram a engrossar as estatísticas dos acidentes.
Na quinta-passada, no mesmo trecho da General Câmara, por onde passa o Bonde Turístico no Centro, o prejuízo não ficou restrito ao motociclista. Sua moto atingiu a lateral de um carro, deixando a motorista furiosa porque acabou arcando sozinha com o reparo do veículo.
Continua depois da publicidade
O detalhe dos três acidentes relatados é que eles foram registrados a poucos metros de uma placa de alerta dos motociclistas: "Atenção. Não trafegue sobre os trilhos. Risco de queda", instalada pela CET. A empresa recomenda aos motociclistas que só trafeguem sobre a linha, quando necessário, cruzando em ângulos próximos dos 90°. Segundo a CET, "tais cuidados devem ser redobrados em dias chuvosos".
Segundo a Prefeitura, a CET mantém campanhas educativas permanentes dirigidas aos condutores de motocicletas "com resultados bastante positivos, comprovados pela queda nos índices de acidentes".
De acordo com a empresa, "comparando os dados do primeiro trimestre de 2012 com o primeiro trimestre de 2013, caiu em 14,6% o total de acidentes com moto registrados no Município".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade