Cotidiano
Os municípios da região oeste do estado, como Itaqui, São Borja e Uruguaiana, ainda apresentam a situação mais preocupantes, com 7.294 pessoas desabrigadas e desalojadas
Continua depois da publicidade
As chuvas do último mês que deixaram quase 22 mil pessoas desalojadas e desabrigadas no Rio Grande do Sul deram trégua e os dias devem ser de sol até o final de semana, segundo a Defesa Civil do estado. Em relatório divulgado hoje (15), o órgão informou que 7.170 pessoas continuam desalojadas, em casas de amigos, e 711 estão em abrigos públicos, em todo o estado. Mas, com a diminuição da chuva, muitas famílias começam a retornar para casa a fim de reconstruir o que for possível.
Os municípios da região oeste do estado, como Itaqui, São Borja e Uruguaiana, ainda apresentam a situação mais preocupantes, com 7.294 pessoas desabrigadas e desalojadas. Segundo relatório do Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, o nível do Rio Uruguai vai baixar gradativamente nos próximos dias e retornar ao padrão normal.
No total, 166 municípios foram afetados, 140 estão em situação de emergência e dois decretaram calamidade pública, Iraí e Barra do Guarita. Duas pessoas morreram e uma jovem continua desaparecida em Arroio do Tigre.
Continua depois da publicidade
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional já reconheceu o estado de calamidade dos dois municípios e a situação de emergência em outros 124. Foi solicitado pelo governo do estado, neste primeiro momento, R$ 19 milhões à União para o restabelecimento dos serviços essenciais, além de R$ 38 milhões para ações de recuperação em 13 rodovias estaduais.