Chocolate amargo é conhecido por ser rico em nutrientes vegetais chamados flavonoides, antioxidantes e minerais benéficos / Pexels
Continua depois da publicidade
Você pode não encontrar açúcar no chocolate amargo e nos produtos feitos com cacau, mas substâncias muito piores podem estar ‘envenenando’ seu chocolate preferido. Um estudo realizado em produtos comercializados nos EUA aponta que o doce está contaminada com chumbo e cádmio, metais neurotóxicos que estão ligados ao câncer, doenças crônicas e problemas de reprodução e desenvolvimento - especialmente em crianças.
Como são elementos naturais da crosta terrestre, estes metais estão presentes no solo, portanto, não podem ser evitados. No entanto, alguns campos agrícolas contêm níveis mais tóxicos do que outros, em parte devido ao uso excessivo de fertilizantes contendo metais e à poluição industrial contínua.
Continua depois da publicidade
No entanto, segundo estudo publicado na revista Frontiers in Nutrition, apesar de serem cultivadas em terras com menos pesticidas e outros contaminantes, as versões orgânicas do chocolate amargo apresentaram alguns dos níveis mais altos.
Apenas produtos de chocolate amargo puro - que tem maior quantidade de cacau - foram examinados pelos pesquisadores. O estudo não divulgou os nomes ou fabricantes dos produtos testados.
Continua depois da publicidade
O chocolate amargo é conhecido por ser rico em nutrientes vegetais chamados flavonoides, antioxidantes e minerais benéficos e tem sido associado à melhoria da saúde cardiovascular, desempenho cognitivo e redução da inflamação crônica.
Outro estudo aponta que uma dieta rica em frutas, café, vinho e chocolate reduz riscos de doenças cardiovasculares.
Segundo a diretora da Healthy Babies Bright Futures, Jane Houlihan, os níveis médios de chumbo e cádmio em produtos contendo cacau no novo estudo estão na média ou acima dos valores médios que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA encontra para chumbo e cádmio nos alimentos mais contaminados que eles testam.
Continua depois da publicidade
Biscoitos recheados, vinho e molho ranch lideram a lista da FDA dos alimentos mais contaminados com chumbo, enquanto sementes de girassol, espinafre, batata-frita, alface e batatas chips contêm os níveis mais altos de cádmio, diz Houlihan.