Cotidiano

Chegada de frente fria causa chuva e transtornos em cidades da Região

Na Ponta da Praia, ondas de mais de três metros derrubaram as muretas a interditaram a Avenida Saldanha da Gama. Travessia de balsas foi paralisada

Publicado em 27/04/2016 às 12:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ondas invadiram a Avenida Saldanha da Gama, em Santos / Foto Leitor/DL

Continua depois da publicidade

As cenas do mar invadindo a avenida da praia chamaram a atenção de quem passava pelo local. A ressaca provocada pela chegada de uma frente fria, ontem (22), levou parte das muretas da Ponta da Praia, em Santos, e também causou apreensão nos moradores. As ondas alcançaram até quatro metros. A pista precisou ser interditada. Além disso, a travessia de balsas também foi prejudicada. Confira galeria de fotos das ondas.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Já vi onda invadindo aqui, mas com essa fúria não. É muito preocupante. Já vi várias ressacas, porque a maré invade mesmo, mas nunca tinha visto ondas tão grandes como aquelas lá”, disse o aposentado Luis Alves Fernandes, apontando em direção à Praia do Góes, em Guarujá. O morador do Marapé estava passando pela ciclovia quando decidiu parar e admirar o cenário.  

Continua depois da publicidade

Apesar dos riscos, muitos surfistas aproveitaram as grandes ondas e entraram no mar. O canal do Porto de Santos foi fechado e a travessia de balsas interrompida por quatro horas.   

A travessia entre os municípios de São Sebastião e Ilhabela também foi paralisada devido ao mau tempo. Uma balsa ficou à deriva em alto mar com 14 pessoas a bordo por quase cinco horas. Foi necessário um rebocador para levá-las até Ilhabela.

Continua depois da publicidade

Uma das balsas - com seis tripulantes e dois motoristas em caminhões de lixo - não conseguiu transpor o canal devido à maré e ao vento acima de 70 km/h. Uma outra balsa com seis tripulantes foi ao local para dar apoio, mas não conseguiu empurrar ou puxar a primeira embarcação. Não houve feridos.

Frente fria

Após ­várias semanas de calor intenso e sem chuva, a chegada da frente fria fez a temperatura despencar. Segundo o Climatempo, um grande ciclone extratropical avança por alto mar ao largo do Uruguai e do Rio Grande do Sul. A passagem do sistema gera uma intensa agitação marítima e provoca a ressaca no litoral de São Paulo, que deve continuar hoje. As ondas podem chegar a três metros.

Continua depois da publicidade

A previsão para hoje é de chuva com temperatura podendo variar entre 14°C e 21°C.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software