UMIDIFICAÇÃO

Cetesb pede ajuda às indústrias para reduzir poluição em Cubatão

Após a qualidade do ar atingir o pior nível, agência ambiental precisou recorrer à "umectação" de ruas e avenidas

Nilson Regalado

Publicado em 19/03/2024 às 10:34

Atualizado em 19/03/2024 às 10:43

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Boletim de Qualidade do Ar, emitido pela Cetesb ontem, apontava as estações de Cubatão com qualidade do ar 'moderada' / Divulgação

Continua depois da publicidade

A agência da Cetesb em Cubatão acionou as empresas e indústrias do Polo Industrial de Cubatão no último final de semana para que providenciassem "a umectação das vias externas e internas do parque industrial". A medida foi uma resposta à piora na qualidade do ar na Cidade, especialmente na Vila Parisi. Conforme relatou o Diário do Litoral no último domingo, a poluição por material particulado 10 (MP10) atingiu o nível mais crítico na classificação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo dados da própria Cetesb, na última sexta-feira a qualidade do ar na Vila Parisi foi considerada "péssima", conforme os critérios da Resolução Conama 491/2018. Nessas condições, "toda a população pode apresentar sérios riscos de manifestações de doenças respiratórias e cardiovasculares", segundo os estudos que serviram de parâmetro para a resolução do Conama.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão será no próximo dia 29

• Tradicional feira de Cubatão muda local; veja porquê

• Processo de regularização fundiária no Costa Muniz tem início em Cubatão

Na prática, quando a qualidade do ar é classificada como "péssima" isso significa que a quantidade de poluentes ultrapassou o limite de 200 nanogramas por metro cúbico de ar respirado. Na sexta-feira, esse índice chegou a 205.

Cetesb monitora vazamento de petróleo em terminal da Petrobras

Continua depois da publicidade

O objetivo da umidificação das vias do Polo Industrial era justamente reduzir a quantidade de MP10. Segundo a definição da própria Cetesb, o MP10 é constituído de partículas sólidas ou líquidas, pequenas o suficiente para se manterem suspensas no ar e sem característica química bem definida. Esse poluente surge a partir da queima de combustíveis fósseis nos veículos, principalmente os movidos a diesel, além dos processos industriais e de aerossóis secundários.

Em nota, ontem, a Cetesb informou "que, as condições meteorológicas, no final de semana, foram marcadas pela ausência de chuva e altas temperaturas, em Cubatão, aliadas à movimentação de veículos na rodovia e no interior do Polo Petroquímico". Segundo a agência ambiental ligada ao Governo do Estado, essas condições de ra seco foram as "causadoras do levantamento de poeira na atmosfera, aumentando a concentração de material particulado, no Polo Industrial de Vila Parisi".

Túnel Santos-Guarujá reduzirá poluição em 53%

Continua depois da publicidade

Ontem, o Boletim de Qualidade do Ar, emitido pela Cetesb às 11 horas, apontava as estações de Cubatão com qualidade do ar "moderada", portanto com condições favoráveis à dispersão dos poluentes.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software